De Perto e de Longe: Pistas para uma Reflexão sobre Imagem e Geografia
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2011.2058Palavras-chave:
imagem, Geografia, fotografia, pesquisa, trabalho de campoResumo
O artigo discute o uso da imagem na Geografia, em particular da fotografia,
relacionando-o ao papel dispensado à experiência visual na constituição da disciplina. Além da literatura sobre a importância da imagem na produção, na difusão e no ensino do conhecimento geográfico, dialogamos com autores que problematizam o uso e a realização da fotografia no contexto do trabalho de campo e da pesquisa nas ciências sociais. A discussão pelo viés do uso das imagens sugere uma tensão que permeia a Geografia, disciplina cujos procedimentos de pesquisa oscilam entre um controle da experiência sensível e a valorização de distintas experiências relacionadas ao espaço.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2011-12-04
Como Citar
DAOU, Ana Maria; FELIPE, Renan Gomes. De Perto e de Longe: Pistas para uma Reflexão sobre Imagem e Geografia. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 1, n. 2, p. 77–90, 2011. DOI: 10.36403/espacoaberto.2011.2058. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/2058. Acesso em: 4 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Espaço Aberto pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da revista. Os trabalhos estão simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0.