Reflexões sobre o Ensino Superior e a Pós-graduação em Geografia

Autores

  • Maria do Carmo Correia Galvão

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2012.2073

Palavras-chave:

Geografia, Ensino Superior, Pós-graduação em Geografia, Ambiente, Sociedade-Natureza

Resumo

Este artigo foi redigido em 1989 (atualizado para essa publicação) e expressa
um momento de discussão dos rumos do ensino superior e da expansão da pós-graduação em Geografia, até então concentrada em poucos cursos localizados nas regiões Sudeste e Sul. É, sobretudo, uma reflexão sobre a Geografia e sua posição no debate ambiental da época, que se mantém bastante atual. Ambiente e natureza são debatidos na perspectiva geográfica da totalidade espacial resultante da articulação físico/social, sociedade/natureza. A unidade da Geografia na abordagem do ambiente é enfatizada e associada ao ensino da Geografia, ressaltando o papel da formação de geógrafos e licenciados. Manter a sintonia entre a formação do profissional e novas questões da sociedade, apoiada na identidade disciplinar da Geografia é um processo permanente
ao Ensino Superior e à Pós-graduação em Geografia, tendo tido como resultante uma multiplicação de novos cursos, muito além dos sete cursos de pós-graduações existentes quando da redação original desse artigo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2012-07-05

Como Citar

GALVÃO, Maria do Carmo Correia. Reflexões sobre o Ensino Superior e a Pós-graduação em Geografia. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 2, n. 1, p. 27–38, 2012. DOI: 10.36403/espacoaberto.2012.2073. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/2073. Acesso em: 20 maio. 2024.