Labour and Education-related Migration in the Age of Globalisation: New Links Between Brazil and Ireland / Trabalho e Educação Relacionados à Migração na Era da Globalização: Novos Elos entre Brasil e Irlanda

Autores

  • Mary Cawley National University of Ireland - Galway [NUI Galway]

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2018.20816

Palavras-chave:

Brasil, Irlanda, Migração, Trabalho, Educação

Resumo

Migração internacional a longa distância é uma expressão do aumento da conectividade global. A migração entre Brasil e Irlanda que ocorre desde fins de 1990 ilustra três fluxos contemporâneos bem reconhecidos: de recrutamento de trabalho que permite preencher vagas tanto de emprego manual quanto de emprego profissional qualificado e migração de estudantes para cursos de línguas e de treinamento e qualificação de nível de educação superior. A escala e os tipos de recrutamento de trabalho mudam no tempo, sendo associados com mudanças em condições econômicas e na disponibilidade de trabalho na Irlanda, ampliada à União Europeia (EU). Muitos dos primeiros imigrantes retornaram ao Brasil, mas alguns permaneceram indocumentados na Irlanda. A migração entre o Brasil e a Irlanda representa um exemplo interessante do estabelecimento de novas relações econômicas e sociais, em relativo curto espaço de tempo, entre países outrora fracamente conectados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mary Cawley, National University of Ireland - Galway [NUI Galway]

Whitaker Institute for Innovation and Societal Change and School of Geography and Archaeology

Adjunct-Professor

Downloads

Publicado

2018-12-22

Como Citar

CAWLEY, Mary. Labour and Education-related Migration in the Age of Globalisation: New Links Between Brazil and Ireland / Trabalho e Educação Relacionados à Migração na Era da Globalização: Novos Elos entre Brasil e Irlanda. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 8, n. 2, p. 37–56, 2018. DOI: 10.36403/espacoaberto.2018.20816. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/20816. Acesso em: 13 jun. 2024.