Análise Espaço-Temporal do Uso da Superfície no Parque Nacional da Serra da Capivara/PI a Partir do Sensoriamento Remoto / Remote Sensing Spatial-Temporal Analysis of Surface Use in the National Park of the Serra da Capivara (Piauí)

José Antônio Vilar Pereira, Elielson Fulgencio de Brito, Yuri Gomes de Souza

Resumo


O desenvolvimento econômico agrícola do Brasil tem se caracterizado nas últimas décadas pelo uso intensivo dos recursos naturais quase sem nenhum planejamento. Assim, a Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, torna-se um dos mais ameaçados, tendo suas áreas desmatadas e substituídas por pastagens. Para tentar amenizar essa devastação foram criadas as Unidades de Conservação para fins de proteção e conservação dos biomas brasileiros, incluindo a Caatinga. Porém, mesmo sendo a legislação ambiental brasileira abrangente, não ocorre cumprimento em sua totalidade. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar espaço-temporalmente o uso da superfície do Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí, Brasil), entre os anos de 2006 e 2016 a partir de imagens dos satélites Landsat 5 e 8. Quanto aos resultados, nos anos analisados identificou-se um aumento nas áreas de vegetação do tipo arbórea e arbustiva e uma redução do tipo herbácea. As áreas de solo exposto também diminuíram, sinalizando a relevância da preservação do ambiente produzida pelas Unidades de Conservação.

Palavras-chave


Bioma. Caatinga. Sensoriamento Remoto. Conservação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2019.23811

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 José Antônio VILAR Vilar Pereira, Yuri Gomes de Souza, Elielson Fulgencio de Brito

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 2237-3071