Análise Espaço-Temporal do Uso da Superfície no Parque Nacional da Serra da Capivara/PI a Partir do Sensoriamento Remoto / Remote Sensing Spatial-Temporal Analysis of Surface Use in the National Park of the Serra da Capivara (Piauí)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2019.23811

Palavras-chave:

Bioma. Caatinga. Sensoriamento Remoto. Conservação.

Resumo

O desenvolvimento econômico agrícola do Brasil tem se caracterizado nas últimas décadas pelo uso intensivo dos recursos naturais quase sem nenhum planejamento. Assim, a Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, torna-se um dos mais ameaçados, tendo suas áreas desmatadas e substituídas por pastagens. Para tentar amenizar essa devastação foram criadas as Unidades de Conservação para fins de proteção e conservação dos biomas brasileiros, incluindo a Caatinga. Porém, mesmo sendo a legislação ambiental brasileira abrangente, não ocorre cumprimento em sua totalidade. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar espaço-temporalmente o uso da superfície do Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí, Brasil), entre os anos de 2006 e 2016 a partir de imagens dos satélites Landsat 5 e 8. Quanto aos resultados, nos anos analisados identificou-se um aumento nas áreas de vegetação do tipo arbórea e arbustiva e uma redução do tipo herbácea. As áreas de solo exposto também diminuíram, sinalizando a relevância da preservação do ambiente produzida pelas Unidades de Conservação.

Downloads

Publicado

2019-06-03

Como Citar

Pereira, J. A. V., Fulgencio de Brito, E., & Souza, Y. G. de. (2019). Análise Espaço-Temporal do Uso da Superfície no Parque Nacional da Serra da Capivara/PI a Partir do Sensoriamento Remoto / Remote Sensing Spatial-Temporal Analysis of Surface Use in the National Park of the Serra da Capivara (Piauí). Espaço Aberto, 9(1), 129–142. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2019.23811