A Concepção de Proteção da Natureza e as Estratégias da Conservação Ambiental no Brasil: um Estudo de Caso Sobre o Parque Estadual da Ilha Grande / Nature Protection and Environmental Conservation Strategies in Brazil: The Case of the Ilha Grande State Park
Resumo
A pauta da conservação da natureza possui ampla difusão em âmbito global no mundo contemporâneo. Entretanto, a formação de políticas públicas voltadas à conservação, em particular, à criação de áreas de proteção, encontra antecedentes já no século XVIII (URTEAGA, 1987), o que tem reflexos sobre as atuais estratégias de conservação. Neste artigo pretendemos realizar uma breve reflexão acerca dessa trajetória, analisando sua influência para o estabelecimento de políticas públicas de conservação da natureza no Brasil. Realizaremos, por fim, um estudo de caso sobre o Parque Estadual da Ilha Grande, suas estratégias de conservação da biodiversidade e os conflitos de uso existentes neste território.
Palavras-chave
Conservação da natureza; Biodiversidade; Ilha Grande; Turismo; PEIG
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2019.28389
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Rafaela Dettogni Duarte Paes

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-3071