Mapas de Kernel como Subsídio à Gestão Ambiental: Análise dos Focos de Calor na Bacia Hidrográfica do Rio Acaraú, Ceará, nos Anos 2010 a 2015

Autores

  • Ulisses Costa Oliveira Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (SEMACE)
  • Petrônio Silva de Oliveira Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (SEMACE)

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2017.3473

Palavras-chave:

Focos de Queimada, Método de Kernel, Bacia Hidrográfica.

Resumo

Este trabalho visou analisar a densidade de pontos de incêndio localizados na bacia hidrográfica do rio Acaraú, nos anos de 2010 a 2015, usando mapas gerados através do estimador de densidade Kernel. Para a manipulação dos dados foi utilizado o software QGIS Wien, versão 2.8. Foram gerados mapas, classificados com densidades relativas, usando escala de cores, divididas em cinco classes representadas pelas cores branca (muito baixa), verde (baixa), amarelo (média), laranja (alta) e vermelho (muito alta). Os resultados mostram que ao longo dos anos os focos de calor estiveram concentrados na porção da bacia que abrange o baixo e médio curso do rio Acaraú, acompanhando o seu curso bem como nas áreas mais próximas à Chapada da Ibiapaba, em sua porção sudoeste. Além disso, o ano de 2015 foi o que apresentou número de focos mais expressivos, totalizando 3.813 focos de calor, mais do que o dobro dos quatro anos anteriores.

Biografia do Autor

Ulisses Costa Oliveira, Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (SEMACE)

Graduado em Saneamento Ambiental e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará ? UECE. Servidor de carreira da Superintendência Estadual do Meio Ambiente no cargo de Fiscal Ambiental, atualmente exercendo o cargo de Diretor da Diretoria Regional da Semace em Sobral. Desenvolve atividades na área de licenciamento ambiental, educação ambiental, gestão ambiental, fiscalização ambiental e planejamento, execução, acompanhamento e avaliação de atividades relacionadas à missão da Semace, visando qualificar o processo de licenciamento e fiscalização ambiental no Estado do Ceará.

Petrônio Silva de Oliveira, Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (SEMACE)

Gestor Ambiental na Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará, Av. Pedro Felício Cavalcante, 2530 -- Bairro: Parque Granjeiro, Crato/Ceará.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-06-16

Como Citar

Oliveira, U. C., & de Oliveira, P. S. (2017). Mapas de Kernel como Subsídio à Gestão Ambiental: Análise dos Focos de Calor na Bacia Hidrográfica do Rio Acaraú, Ceará, nos Anos 2010 a 2015. Espaço Aberto, 7(1), 87–99. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2017.3473