A Dinâmica das Formas Espaciais Flutuantes nos Lagos Urbanos do Solimões no Amazonas

Autores

  • Kristian Oliveira de Queiroz Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2021.37637

Palavras-chave:

Formas Espaciais Flutuantes, Lagos Urbanos, Tefé, Coari

Resumo

Nas águas próximas às principais cidades da região do Médio Solimões no Amazonas, Tefé e Coari, centenas de flutuantes exercem funções domiciliares, comerciais, institucionais e de serviços. Compreender o papel dos flutuantes dos lagos urbanos de Tefé e Coari para o desenvolvimento regional e para a integração territorial é o objetivo deste artigo. Primordialmente, realiza-se a identificação das funções e estruturas dos flutuantes nos lagos urbanos destas cidades. Posteriormente, elabora-se a identificação e classificação das formas espaciais flutuantes. Esta análise providencia subsídios para a compreensão das relações sociais e econômicas úteis ou não ao desenvolvimento e à integração territorial nesta fração da formação socioespacial brasileira.

Biografia do Autor

Kristian Oliveira de Queiroz, Universidade do Estado do Amazonas

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Amazonas lotado no Centro de Estudos Superiores de Tefé. 

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Queiroz, K. O. de. (2021). A Dinâmica das Formas Espaciais Flutuantes nos Lagos Urbanos do Solimões no Amazonas. Espaço Aberto, 11(1), 43–61. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2021.37637