Diversidade das Espécies Arbóreas em Quintais de Várzea da Ilha Saracá, Limoeiro do Ajuru, Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2021.39528

Palavras-chave:

Espécies Arbóreas, Sistemas Agroflorestais, Ribeirinhos, Composição Florística

Resumo

O estudo objetivou avaliar a composição florística, riqueza e diversidade das espécies arbóreas em quintais agroflorestais localizados em áreas de várzea pertencentes a famílias ribeirinhas. Foram selecionados 15 quintais da Ilha Saracá, localizada no município de Limoeiro do Ajuru, Pará. Por meio de turnês guiadas foram coletados dados para compor o inventário botânico dos quintais com a catalogação e contagem de indivíduos das espécies. O índice de diversidade usado foi o de Shannon Wiener e o índice de Pielou para equabilidade. Foram realizadas análises dos parâmetros fitos-sociológicos (frequência e densidade). Foram amostrados 4300 indivíduos compreendendo 40 espécies distribuídas em 37 gêneros e 23 famílias botânicas, com destaque para Arecaceae, Fabaceae e Myrtaceae. A maior parte das espécies é espontânea e tem origem nativa. A espécie arbórea mais frequente e com maior densidade foi o açaí (Euterpe oleracea Mart.), sendo sua extração e comercialização a base da geração de renda local.

Biografia do Autor

Ellem Suane Ferreira-Alves, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Agriculturas Amazônicas e Desenvolvimento Sustentável/Programa de Pós-Graduação do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares/UFPA.

Breno Pinto Rayol, Universidade Federal Rural da Amazônia

Professor Adjunto do Instituto de Ciências Agrárias.

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Ferreira-Alves, E. S., & Rayol, B. P. (2021). Diversidade das Espécies Arbóreas em Quintais de Várzea da Ilha Saracá, Limoeiro do Ajuru, Pará. Espaço Aberto, 11(1), 63–80. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2021.39528