Da Mitrópolis à Região Metropolitana: Investigação sobre a Origem Histórica do Status Metropolitano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2021.47509

Palavras-chave:

Metrópole, Região Metropolitana, Status Metropolitano, Origens Históricas

Resumo

Desde sua origem, o termo metrópole serviu para identificar espaços distintos; primeiro os das polis, depois os dos estados coloniais modernos, até passar a se referir a um tipo de espaço urbano, o da metrópole propriamente dita. A partir do século XIX, na qualidade de espaço urbano, o metropolitano também ganhou da política um modelo próprio de se governar, através da instituição da região metropolitana. Ainda que associada a vários estigmas, como o de ingovernabilidade, a condição metropolitana goza de certo prestígio simbólico, uma espécie de status espacial. No Brasil, pesquisadores têm apontado que a busca pelo status metropolitano motivou a criação de regiões metropolitanas sobre espaços sem evidências do fenômeno que este instituto legal pressupõe, isto é, a metropolização. Diante disso, o artigo tem o objetivo de investigar a origem histórica do status metropolitano, via análise do que representou ser um espaço metropolitano ao longo do tempo.

Biografia do Autor

Eduardo Celestino Cordeiro, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Geografia, mestre em Desenvolvimento Sócio-espacial e especialista em Gestão Pública Municipal. Atualmente, é geógrafo efetivo da Prefeitura Municipal de São Luís e professor substituto da Universidade Federal do Maranhão.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Celestino Cordeiro, E. (2021). Da Mitrópolis à Região Metropolitana: Investigação sobre a Origem Histórica do Status Metropolitano. Espaço Aberto, 11(2), 81–98. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2021.47509