Patrimônio Cultural e Geografia: uma Análise sobre a Operacionalização dos Conceitos de Paisagem, Território e Lugar nos Processos de Patrimonialização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2022.51354

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural, Políticas Públicas, Geografia.

Resumo

O objetivo deste artigo é contribuir para as discussões sobre patrimônio cultural na perspectiva da Ciência Geográfica por meio de uma análise sobre a instrumentalização de seus conceitos nos processos de identificação e proteção do patrimônio pelo Estado. Para atingir esse objetivo, procedeu-se uma ampla revisão documental nos acervos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e uma revisão bibliográfica especializada sobre os temas relacionados ao patrimônio, as políticas públicas para sua proteção e o aporte teórico-metodológico da Geografia, além da utilização de informações coletadas em trabalhos de campo realizados em pesquisas anteriores. Como resultado, destaca-se a constatação de que, apesar dessa  operacionalização ocorrer desde a inauguração da política de patrimônio nos anos 1930, sobretudo com o conceito de paisagem, essa apropriação se intensificou substancialmente com a complexização do campo nos anos 1980, tanto pelo uso de outros significados da paisagem, como pela apropriação de outros conceitos como território e lugar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Danilo Celso Pereira, Universidade de São Paulo

Geógrafo pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Geografia Humana também pela USP e mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Atualmente é discente em nível doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da USP, membro do Grupo de Pesquisa Patrimônio, Espaço e Memória (GPPEM) do Laboratório de Geografia Urbana da USP e pesquisador convidado do Grupo Planejamento e Monitoramento de Áreas Naturais Protegidas do Instituto Florestal do Estado de São Paulo (IF-SP). Tem experiência nas áreas de Geografia e Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia crítica, cidades-patrimônio, patrimônio natural, paisagem cultural, políticas públicas de preservação e educação patrimonial.

Downloads

Publicado

2022-06-25

Como Citar

PEREIRA, Danilo Celso. Patrimônio Cultural e Geografia: uma Análise sobre a Operacionalização dos Conceitos de Paisagem, Território e Lugar nos Processos de Patrimonialização. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 12, n. 1, p. 81–100, 2022. DOI: 10.36403/espacoaberto.2022.51354. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/51354. Acesso em: 17 jun. 2024.