A Normativa Curricular Nacional de Geografia e a Investigação, na Escola, de Processos Inerentes às Situações Geográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2023.57377

Palavras-chave:

Raciocínio geográfico, Pensamento espacial, Giro pedagógico, Análise geográfica, Encaminhamento metodológico

Resumo

Este artigo apresenta e discute a problemática referente ao ensino sistêmico de Geografia na escola, com ênfase na relevância da investigação de uma dada situação
geográfica. Para tanto, utiliza-se de aporte teórico-metodológico desenvolvido pela ciência educacional referente ao pensamento espacial e ao raciocínio geográfico, buscando suas diferenças e convergências. A análise da atual normativa nacional, aqui metodologicamente conduzida segundo os princípios da Grounded Theory, indica que o currículo
brasileiro de Geografia, ao apontar a situação geográfica como recurso metodológico, alinha-se ao ensino-aprendizagem fundamentado no espaço relacional e no desenvolvimento de uma Geografia sistêmica. No entanto, essa normativa curricular carece, ainda, de maiores investimentos destinados a esclarecer aspectos obscuros que, uma vez mais bem explicitados, poderiam fomentar, na escola, uma prática pedagógica bem-sucedida
capaz de promover um giro pedagógico que distancie o ensino de Geografia de seu até então marcante caráter mnemônico e enciclopédico.

Biografia do Autor

Lucio Antonio Leite Alvarenga Botelho, Universidade de São Paulo [USP]

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutor em Estudos Históricos, Geográficos e Antropológicos pela Universidade de Pádua (UNIPD), Itália. Pós-Doutorando na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). E-mail: lucio.botelho@usp.br

Roberto Célio Valadão, Universidade Federal de Minas Gerais [UFMG]

Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Departamento de Geografia, Instituto de Geociencias (IGC) da Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2023-09-13

Como Citar

Leite Alvarenga Botelho, L. A., & Valadão, R. C. (2023). A Normativa Curricular Nacional de Geografia e a Investigação, na Escola, de Processos Inerentes às Situações Geográficas. Espaço Aberto, 13(2), 141–164. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2023.57377