Análise Multitemporal da Dinâmica de Conversão da Cobertura Florestal no Projeto de Assentamento Florestal Jequitibá, em Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2024.62167Palavras-chave:
Desmatamento, Exploração Madeireira, Extrativismo Florestal, Irregularidade Ambiental, Processamento de ImagensResumo
Os projetos de colonização tiveram papel central nas mudanças da paisagens em Rondônia, principalmente devido ao intenso processo de desmatamento. A proposta desde estudo é analisar, a partir de imagens, o processo de conversão da cobertura florestal na área do Projeto de Assentamento Florestal (PAF) Jequitibá, em Rondônia, de 2013 a 2022, trazendo a dinâmica de ocupação da região, assim como o estado atual da vegetação no assentamento. Os dados mostraram alteração em mais da metade da área de cobertura florestal do PAF. Foram 52,97% (70.621,00 hectares) afetados por exploração seletiva e 61,04% (81.384,87 hectares) da cobertura florestal suprimida por corte raso. A dinâmica de ocupação observada na área é claramente baseada na exploração não sustentável dos recursos naturais, com a conversão da floresta em área para implantação de atividades agropastoris. O estudo evidenciou o fracasso na tentativa governamental de implantação de um modelo de assentamento baseado no uso sustentável dos recursos naturais.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Shaura Oliveira Pinheiro, Bruna Col Debella Jankowitsch
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.