Limiares Urbanos: Uma Perspectiva Analítico-Comparativa das Dinâmicas Urbano-Regionais do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2024.63307

Palavras-chave:

Rede Urbana, Dinâmicas urbano-regionais, Cidades de responsabilidade territorial, Cidades Médias, Cidades de Porte Médio

Resumo

Amparando-se no conceito de formação socioespacial e na noção de limiares urbanos, busca-se averiguar de que modo as idiossincrasias locais impactam as dinâmicas urbano-regionais, mesmo considerando-se tratar de centros urbanos que possuem tamanho demográfico semelhante e que ocupam níveis hierárquicos equivalentes no âmbito da estrutura urbana brasileira. Enfoca-se quatro cidades: Patos-PB, Itabaiana-SE, Manacapuru-AM e Ituiutaba-MG, com população aproximada de 100 mil habitantes cada. Além do porte demográfico, variáveis relacionadas aos deslocamentos intermunicipais de 2010 e outras disponíveis no banco de dados da REGIC 2018 também são analisadas. A hipótese de que haveria diferenças que podem ser interpretadas como de caráter circunstancial se confirmou mediante constatação de especificidades em relação às interações decorrentes da oferta de certos serviços, especializados e singulares a determinadas formações socioespaciais, aos seus respectivos entornos regionais. As conclusões têm implicações importantes para o planejamento e a implementação de políticas públicas de caráter territorial.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2024-07-21

Como Citar

MIYAZAKI, Vitor Koiti; BATELLA, Wagner Barbosa; REOLON, Cleverson Alexsander. Limiares Urbanos: Uma Perspectiva Analítico-Comparativa das Dinâmicas Urbano-Regionais do Brasil. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 14, p. 237–260, 2024. DOI: 10.36403/espacoaberto.2024.63307. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/63307. Acesso em: 20 set. 2024.