O PAPEL DA MEMÓRIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ORGANIZACIONAL: A SOCIEDADE JOCKEY CLUB (1868-1932) E O “DESENVOLVIMENTO DA RIQUEZA PASTORIL”

Autores

  • João Manuel Casquinha Malaia Santos Universidade Nove de Julho
  • Sérgio Settani Giglio Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Resumo: A Sociedade Jockey Club foi o mais importante clube de corridas de cavalo do Rio de Janeiro entre 1868 e 1932. Seus gestores clamavam que a finalidade do clube era promover o desenvolvimento da indústria pastoril e da economia do país. O objetivo deste trabalho foi compreender como os gestores trabalharam estes aspectos na construção da identidade organizacional do clube. Foi realizada uma investigação histórica, com o uso de fontes oficiais do clube e do Estado. O discurso central dos clubes não era de organizar corridas de cavalos, mas de promover o desenvolvimento da raça cavalar brasileira. Sob esse argumento transformavam o turfe em algo irrefutável e colocavam as suas atividades e sua identidade organizacional em consonância com os anseios do Estado, tendo como resultado a obtenção de vantagem competitiva em relação a outros clubes.

Palavras-chave: Identidade Organizacional; Memória; Rio de Janeiro; Turfe.

 

The role of memory in the construction of the organizational identity: Sociedade Jockey Club (1868-1932) and the “development of pastoral wealth”

Abstract: Sociedade Jockey Club was the most important turf club in Rio de Janeiro from 1868 to 1932. Their managers claimed that the club's main goal was to promote the Brazilian economy though the development of better horses. In this article, we try to understand how the clubs managers worked these aspects to form the organization's identity and brought advantage in the horse racing market. We conduct a historical investigation with official sources from the club and from the Brazilian government.

Keywords: Organizational Identity; Memory; Rio de Janeiro; Turf.

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Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Artigos