O OLHAR ESPORTIVO: PARA UMA VIRADA VISUAL NA HISTÓRIA DO ESPORTE -- DOCUMENTANDO ARTE E ESPORTE

Autores

  • Mike Huggins

Resumo

Resumo Em um mundo cada vez mais visual, a com a “virada visual” agora encontrada em uma variedade cada vez maior de disciplinas, há a necessidade de uma exploração mais sistemática e efetiva de materiais visuais por historiadores do esporte. O artigo se inicia com a análise de algumas das crescentes ligações entre abordagens visuais e a história do esporte. Ele examina brevemente parte da literatura emergente nesse campo em desenvolvimento e explora algumas das primeiras revoluções iconográficas que exploraram imagens no esporte, fornecendo, no processo, um arquivo histórico mais substancial e abrangente de diferentes fontes visuais que aguardam exploração mais completa, sistemática e crítica do que a atual. A segunda metade do trabalho revê algumas das abordagens e metodologias atuais que podem ser aplicadas, incluindo a análise contextual, teoria psicológica e do olhar, iconologia, semiologia e a desconstrução. É dada particular atenção às noções do “olhar esportivo”, uma abordagem fundamentada parcialmente em teorias de recepção, baseada em como observadores respondem efetivamente a fontes visuais, mas também, com maior importância, que demonstra como as teorias do olhar de Jean Lacan, Michel Foucault e Laura Mulvey podem ser aplicadas aos materiais esportivos visuais históricos. Palavras-Chave: olhar esportivo; virada visual; História do Esporte. Abstract The sporting gaze: towards a visual turn in sports history -- documenting art and sport In an increasingly visual world, and with “the visual turn” now found across a range of disciplines, there is a need for far more systematic and effective exploitation of visual material by sports historians. The paper begins by analyzing some of the growing interdisciplinary links between visuality approaches and sports history. It briefly surveys some of the emerging literature in this developing field and explores some of the earlier iconographic revolutions that exploited images of sport, in the process providing a substantial and wide-ranging historical archive of different visual sources awaiting exploitation far more thoroughly, systematically, and critically than currently. The second half of the paper reviews some of the current approaches and methodologies that can be applied, including contextual analysis, psychological and gaze theory, iconology, semiology, and deconstruction. Particular attention is paid to notions of “the sporting gaze,” an approach that partially draws on theories of reception, based on how viewers actually respond to visual sources, but also, more importantly, demonstrates how the gaze theories of Jean Lacan, Michel Foucault, and Laura Mulvey can be applied to historical visual sports material. Keywords: sporting gaze; visual turn; Sport History.

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