“VEM, MONSTRO !”: SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR E MASCULINIDADE HEGEMÔNICA EM PERFIS DE HOMENS FITNESS NO INSTAGRAM
Resumo
Resumo: A partir do referencial teórico desenvolvido por R.W. Connell e J.W. Messerschmidt, o objetivo desta pesquisa qualitativa é examinar a forma como a suplementação alimentar é apresentada em 8 perfis de homens fitness no Instagram com mais de 1 milhão de seguidores (4 perfis de homens brasileiros; 4 de estrangeiros). O argumento central aponta que a suplementação alimentar é apresentada pelos donos desses perfis como uma estratégia na busca de enquadramento a um padrão corporal de homem másculo e viril, estereótipo assumido e cultuado por tais usuários. Ao supervalorizarem esse estereótipo, tais homens reiteram padrões de uma “masculinidade hegemônica”, entendida como um conjunto de práticas culturalmente específicas que possibilitou a legitimação ideológica da subordinação feminina e a permanência da dominação masculina. Por se colocar como uma forma culturalmente idealizada, essa masculinidade hegemônica diferencia-se interna e hierarquicamente de outras masculinidades; no caso, daquelas não-associadas a corpos com maiores tamanho e força.
Palavras-chave: Suplementação Alimentar; Masculinidade Hegemônica; Instagram.
“Come on, monster !”: dietary supplements and hegemonic masculinity in fitness men' profiles on Instagram
Abstract: By using the theoretical framework developed by R.W. Connell and J. W. Messerschmidt, the objective of this qualitative research is to examine how dietary supplementation is presented in 8 fitness men' profiles on Instagram with more than 1 million followers (4 Brazilian men, 4 foreign men). The central argument indicates that dietary supplementation is presented by the owners of these profiles as a strategy in the search for a body pattern of a manly and virile individual, an assumed stereotype worshiped by such users. When this stereotype is overvalued, such men reiterate standards of “hegemonic masculinity”, understood as a set of culturally specific practices that enabled the ideological legitimation of female subordination and the permanence of male dominance. By putting itself as a culturally idealized form, hegemonic masculinity differs internally and hierarchically from other masculinities; in this case, those non-connected to bodies with greater size and strength.
Keywords: Dietary Supplementation; Hegemonic Masculinity; Instagram.
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