PROFISSIONALISMO E AMADORISMO NO FUTEBOL BRASILEIRO: ANÁLISE DO FILME GARRINCHA, ALEGRIA DO POVO (1963)

Autores

  • Leandro Maia Marques

Resumo

Neste artigo faremos uma análise histórica do documentário sobre futebol Garrincha: alegria do povo, de 1963, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, em uma perspectiva de história econômica, e recortamos três temas : a figura do operário-jogador Mané Garrincha, patente tanto em sua exploração como operário na fábrica de tecidos de Pau Grande como pelo clube Botafogo e a corolária ideia de produtividade e  improdutividade( em dribles, nos jogos e em preparação e exercícios físicos fora dos jogos); a prática de recreação e lazer dos  operários torcedores do futebol;  e a relação contraditória entre profissionalismo e amadorismo, analisando a relação entre trabalho ( do jogador profissional Mané Garrincha ) e sua diversão peladeira em termos “ amadores”, como uma das avalizações dessa confusão e contradição , em um contexto do futebol brasileiro com simultânea  presença desses dois termos contraditórios, e como um dos fatores para a final pobreza do jogador . Pretendemos fazer essa descrição, como forma de reconhecer e colocar em relevo a prática operária do futebol de sujeitos pauperizados (jogador e torcedor). 

Palavras-Chave: Futebol brasileiro das décadas de 1950 e 1960; Operário jogador; Recreação de operários torcedores de futebol; Contradição entre futebol profissional e amador.

Abstract: In this article we will make a historical analysis of the documentary on football Garrincha: jubilation, 1963, directed by Joaquim Pedro de Andrade, in a perspective of economic history, and cut out three themes: the figure of the worker-player Mané Garrincha, in both patent his farm as a laborer in the factory Grande Pau fabrics as the Botafogo club and the corollary idea of productivity and non-productivity (in dribbling, in games and in preparation and exercise outside of games); the practice of recreation and leisure of the workers football fans; and the contradictory relationship between professionalism and amateurism, analyzing the relationship between work (professional player Mané Garrincha) and its peladeira fun in terms "amateur" as one of avalizações this confusion and contradiction, in a context of Brazilian football with simultaneous presence of these two contradictory terms, and as a factor for the ultimate poverty of the player. We intend to make this description as a way to recognize and put into relief the working football practice impoverished subjects (player and fan).Keywords:Brazilian football in the 1950s and 1960s; Working-class player; Recreation workers football fans; Contradiction between professional and amateur football.

 

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Publicado

2015-12-11

Edição

Seção

Resenhas