CORPOS NEGROS NO FILME “UM DIA NA RAMPA”

ENTRE O RITO DE AMACIAMENTO DO PESO E A VADIAÇÃO DA CAPOEIRA

Autores

  • Luís Vitor Castro Júnior Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Alisson Oliveira Soares de Santana Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este texto consiste em realizar uma análise do curta-metragem “Um dia na Rampa” (1960), de Luíz Paulino dos Santos, tomando como foco os enunciados dos corpos negros subjacentes no filme. Procura-se abordar a natureza dos registros, identificando o poder-potência das práticas cotidianas da época. Para isso, foram selecionadas as imagens que categorizam a experiência do corpo, versando sobre “o rito de amaciamento do peso” - dispositivo usado pelo corpo para lidar com a força do trabalho - e buscando identificar os enunciados corporais do jogo de capoeira no momento da “folga/vadiação”. Tais elementos, constituíam as relações complexas de trabalho/divertimento presentes nas margens sociais.


Palavas-chave: Corpos negros; Capoeira; Cinema; Gestualidade.

 

Black bodies in the film "Um dia na rampa": between the weight softening rite and capoeira vagrancy

Abstract: This text consists of an analysis of the short film "Um dia na Rampa" (1960), by Luíz Paulino dos Santos, focusing on the enunciations of black bodies underlying the film. The aim is to address the nature of the recordings, identifying the power-power of the everyday practices of the time. To do this, images were selected that categorize the experience of the body, dealing with "the rite of weight softening" - a device used by the body to deal with the force of work - and seeking to identify the bodily enunciations of the capoeira game at the moment of "time off/vadiação". These elements constituted the complex work/play relationships present on the social margins.


Keywords:
Black Bodies; Capoeira; Cinema; Gestures.

 

Cuerpos negros en la película "Um dia na rampa": entre el rito de ablandamiento del peso y la vadiação de capoeira

Resumen: Este texto consiste en un análisis del cortometraje "Um dia na Rampa" (1960), de Luíz Paulino dos Santos, centrado en las enunciaciones de cuerpos negros que subyacen en la película. El objetivo es analizar la naturaleza de las grabaciones, identificando el poder-poder de las prácticas cotidianas de la época. Para ello, se seleccionaron imágenes que categorizan la experiencia del cuerpo, abordando "el rito del ablandamiento del peso" - dispositivo utilizado por el cuerpo para hacer frente a la fuerza del trabajo - y buscando identificar las enunciaciones corporales del juego de la capoeira en el momento del "tiempo libre/vadiação". Estos elementos constituían las complejas relaciones trabajo/entretenimiento presentes en los márgenes sociales.


Palabras clave: Cuerpos negros; Capoeira; Cine; Gestos.

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Publicado

2023-12-26

Edição

Seção

Artigos