EXPANDINDO HORIZONTES NA HISTÓRIA DO ESPORTE: FILMES, FOTOGRAFIAS E MONUMENTOS

Murray Phillips, Mark E. O'Neill, Gary Osmond

Resumo


Resumo: Historiadores do esporte, em geral, seguem práticas de trabalho historiográfico padronizadas ao buscarem narrar o passado no presente, focando seus interesses em material escrito. Esse artigo argumenta que, por mais importantes que as fontes escritas sejam para o trabalho do historiador, a história do esporte teria a ganhar se considerasse representações do passado que incluam cultura visual e material. Mais especificamente, este trabalho investiga filmes, fotografias e monumentos, e tenta responder duas questões-chave. Como os historiadores do esporte têm se relacionado com estas formas de cultura visual e material? Em segundo lugar, como poderiam os historiadores do esporte, baseado em práticas desenvolvidas em outros campos, ampliar o uso de filmes, fotografias e monumentos em seu trabalho? Argumentamos que os historiadores do esporte estão em uma posição que permite articular as complexas relações entre o passado esportivo e o presente usando diferentes formas de cultura visual e material.

Palavras-Chave: filme, fotografia, metodologia, monumento

 

BROADENING HORIZONS IN SPORT HISTORY: FILMS, PHOTOGRAPHS, AND MONUMENTS

Abstract: Sport historians, in the main, follow standard historical practice by focusing their interests on written material in their quests to relate the past in the present. This paper argues that as important as written sources are to the historical process, sport history could benefit by considering representations of the past that include visual and material culture. More specifically, this paper investigates film, photographs, and monuments and attempts to answer two key questions. How have sport historians related to these forms of visual and material culture? Secondly, how could sport historians, based on the practices developed in other fields, extend the use of films, photographs, and monuments in their work? We contend that sport historians are in a position to articulate the complex relationships between the sporting past in the present by embracing different forms of visual and material culture.

Keywords: film, fotografia, methodology, monuments


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.