PRESERVANDO A MEMÓRIA, FAZENDO HISTÓRIA: RELATO DA FUNDAÇÃO E DAS EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO CENTRO DE MEMÓRIA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFPR (CEMEDEF)

Autores

  • Elyandra Caroline Alves de Souza UFPR / CEMEDEF / CEPELS
  • André Mendes Capraro UFPR / CEMEDEF / CEPELS

Resumo

Resumo: Atualmente emergem novos paradigmas inerentes à preservação do acervo material dos cursos de graduação e pós-graduação das Instituições de Ensino Superior. Uma destas experiências ocorreu na UFPR quando da criação do Centro de Memória do Departamento de Educação Física (CEMEDEF), que possibilitou o levante de subsídios para uma intervenção profícua no que tange a pesquisa historiográfica em Educação Física, Esporte, Lazer e Cultura do Movimento. Neste sentido, este artigo buscou descrever o surgimento e como foi sequencialmente o desenvolvimento do CEMEDEF, utilizando como fontes históricas a própria documentação deste Centro, assim como os depoimentos dos principais articuladores.

Palavras-Chave: memória, pesquisa, CEMEDEF

 

PRESERVING THE MEMORY, MAKING HISTORY: REPORT OF THE FOUNDATION AND EXPERIENCES OF DEVELOPED IN MEMORY CENTER OF THE DEPARTMENT OF PHYSICAL EDUCATION IN UFPR

Abstract: Currently there are emerging new paradigms related to the preservation of materials of Higher Education Institutions undergraduate and graduate courses. One such experience occurred in the establishment of the Memory Center of the Department of Physical Education at UFPR (CEMEDEF-UFPR), which enabled the development of subsidies for a successful intervention regarding historiographical research in Physical Education, Sports, Leisure and of the Culture of the Movement. In this context, this article aims to describe the emergence and the development of the CEMEDEF, using the actual historical documentation of this Center, as well as the testimony of its main articulators.

Keywords: memory, research, CEMEDEF

Downloads

Publicado

2010-06-20

Edição

Seção

Artigos