Submissões

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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O texto foi produzido por doutores ou em co-autoria com doutores.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word RTF.
  • O texto está digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5, em papel A4 e margens 3,0 cm.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

* A Revista de História Comparada admite artigos e resenhas originais, elaborados por autores com título de doutorado nas diversas áreas das Ciências Humanas. A publicação de artigos e resenhas elaboradas por graduandos, graduados, mestrandos, mestres e doutorandos é permitida apenas quando o texto for elaborado em coautoria com doutores.

* Ressaltamos também que recebemos artigos em fluxo contínuo para a publicação.

* Serão aceitos para publicação os artigos que apresentem contribuições inéditas às suas áreas e resultem de pesquisa acadêmica. Os artigos devem ser elaborados utilizando uma das modalidades de História Comparada. Consideramos como trabalhos de História Comparada aqueles que realizam, de forma sistemática, uma comparação entre dois ou mais objetos, conceitos teóricos, visões historiográficas e reflexões em distintos campos do conhecimento, em análises sincrônicas ou diacrônicas, verificando similitudes, diferenças, singularidades, influências comuns, trocas e transferências.

* Serão aceitas resenhas de livros e coletâneas com temáticas desenvolvidas nos diferentes campos das Ciências Humanas, publicados até um ano antes do encaminhamento da resenha para a RHC. As resenhas deverão apresentar as questões centrais desenvolvidas nas obras, destacando a filiação teórica e a contribuição dos trabalhos em suas respectivas áreas.

* Os artigos e resenhas deverão ser redigidos em português, inglês, espanhol ou francês.

* Os artigos poderão ter até 30 páginas e as resenhas, até 5. Deverão ser digitados em editor de texto Word for Windows (em formato rtf), em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5, em papel A4 e margens 3,0 cm.

* Os artigos deverão ser acompanhados de um resumo na língua de redação e de sua tradução para o português, inglês, espanhol ou francês, respeitando o limite máximo de 1000 caracteres (com os espaços). Cada resumo deverá ser seguido de 3 palavras-chaves.

* Os subtítulos das seções deverão ser colocados na margem esquerda do texto, sem numeração, e em negrito.

* O endereço de e-mail do autor deve vir em nota de rodapé, vinculada ao seu nome, na primeira página do artigo. Caso haja mais de um autor, o procedimento adotado deve ser o mesmo, ou seja, cada um dos autores deve fornecer e-mail e vinculá-lo ao seu nome.

* A instituição e afiliação do(s) autor(es) deve acompanhar o endereço de e-mail em nota de rodapé, vinculado ao seu nome, na primeira página do artigo.

* O artigo deverá ser apresentado considerando a seguinte ordenação: a) título do trabalho em caixa alta, centralizado, em negrito, na primeira linha da folha inicial; b) abaixo, à direita, nome(s) do(s) autores(s); c) resumo do artigo seguido das palavras-chaves em português; d) centralizado e em caixa alta o título do trabalho traduzido para o inglês; e) resumo do artigo seguido das palavras-chaves em inglês, francês ou espanhol; g) o artigo propriamente dito; e h) referências bibliográficas seguindo a ABNT NBR 10520 (sistema autor-data).

Obs.: O resumo e o resumo traduzido para língua estrangeira devem estar com espaçamento simples. “Palavras-chave” e “Keywords” devem ser separadas por ponto e vírgula.

* A resenha deverá ser apresentada considerando a seguinte ordenação: a) referência completa do material resenhado, seguindo as normas apresentadas abaixo, centralizado; b) abaixo, à direita, nome(s) do(s) autores(s); c) abaixo, também à direita, indicar maior titulação e afiliação institucional, e d) a resenha. Deverão figurar, entre parênteses, as páginas da obra resenhada citadas.

* A Revista de História Comparada adota o sistema de citação autor-data, conforme a NBR 10520.

O texto abaixo foi retirado da NBR 10520 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002): 

5. Regras gerais de apresentação.

Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição, responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser letras maiúsculas.

 

Exemplos: 

A ironia seria assim um forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982). 


"Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]" (DERRIDA, 1967, p. 293).


5.1. Especificar no texto a(s) páginas, volume(s), tomo(s) ou seção(ões) da fonte consultada, nas citações diretas. Este(s) deve(m) seguir a data, separado(s) por vírgula e precedido(s) pelo termo, que o(s) caracteriza, de forma abreviada. Nas citações indiretas, a indicação da(s) página(s) consultada(s) é opcional.


Exemplos: 

A produção de lítio começa em Searles Lake, Califórnia em 1928 (MUMFORD, 1949, p. 513).


Oliveira e Leonardos (1943, p. 446) dizem que a [...] relação da série São Roque com os granitos porfiróides pequenos é muito clara.


Meyer parte de uma passagem da crônica de "14 de maio, de A Semana:" Houve sol, e grande sol, naquele domingo de 1888, em que o Senado votou a lei, que a regente sancionou [...] (ASSIS, 1994, v. 3, p. 583).


5.2. As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.


Exemplos: 

Barbour (1971, p. 35) descreve: "O estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...]".


Ou


"Não se mova, faça de conta que está morta." (CLARAC BONNIN, 1985, p. 72).


Segundo Sá (1995, p. 27): "[...] por meio da mesma arte de conversação' que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]".


5.3. As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas.


Exemplo: 

A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão. (NICHOLS, 1993, p. 181)


5.4. Devem ser indicadas as supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques, do seguinte modo:

a) supressões [...]

b) interpolações, acréscimos ou comentários: [ ]

c) ênfase ou destaque: grifo ou negrito ou itálico.


5.5. Quando se tratar de dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações, etc...), indicar, entre parênteses, a expressão informação verbal, mencionando-se os dados disponíveis, em nota de rodapé.


Exemplos:

No texto:

O novo medicamento estará disponível até o final deste semestre (informação verbal)1.


No rodapé da página.

_________________

1 Notícia fornecida por John A. Smith no Congresso Internacional de Engenharia Genética, em Londres, em outubro de 2001


5.7. Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando esta alteração com a expressão grifo nosso entre parênteses, após a chamada da citação, ou grifo do autor caso o destaque já faça parte da obra consultada.


Exemplos: 

"[...] para que não tenha lugar a produção de degenerados, quer physicos quer morais, misérias, verdadeiras ameaças à sociedade ." (SOUTO, 1916, p. 46, grifo nosso).


"[...] b) desejo de criar uma literatura independente, diversa, de vez que, aparecendo o classicismo como manifestação de passado colonial. [...]" (CÂNDIDO, 1993, v. 2, p. 12, grifo do autor).


5.8. Quando a citação incluir texto traduzido pelo autor deve-se incluir, após a chamada da citação, a expressão tradução nossa, entre parênteses.


Exemplo:

"Ao fazê-lo pode estar envolto em culpa, perversão, ódio de si mesmo [...] pode julgar-se pecador e identificar-se com seu pecado." (RAHNER, 1962, v. 4, p. 463, tradução nossa).'


6. Sistema de chamada

As citações devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada: autor-data.


6.1.1. Quando o(s) nome(s) do(s) autor(es), instituição(ões), responsável(eis) estiver(em) incluído(s) na sentença, indica-se a data, entre parênteses, acrescida da(s) página(s), se a citação for direta.


Exemplos: 

Em Teatro Aberto (1963) relata-se a emergência do teatro do absurdo.


Segundo Morais (1955, p. 32) assinala "[...] a presença de concreções de bauxita no Rio Cricon."


6.1.2. Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes: se mesmo assim existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso.


Exemplos: 

(BARBOSA, C., 1958) — (BARBOSA, O., 1959) 


(BARBOSA, Cássio, 1965) — (BARBOSA, Celso, 1965)


6.1.3. As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento, conforme a lista de referências.


Exemplo: 

De acordo com Reeside (1972a)


(REESIDE, 1927b)


6.1.4. As citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, tem as suas datas separadas por vírgula.


Exemplos: 

(DREYFUSS, 1989, 1991, 1995)


(CRUZ; CORREA; COSTA, 1998, 1999, 2000)


6.1.5. As citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética.


Exemplo: 

Ela polariza e encaminha, sob a forma de "demanda coletiva", as necessidades de todos (FONSECA, 1997; PAIVA, 1997; SILVA, 1997).


Diversos autores salientam a importância do "acontecimento desencadeador" no inicio de um processo de aprendizagem (CROSS, 1984; KNOX, 1986; MEZIROW, 1991).


6.3. Sistema autor-data

Neste sistema, a indicação da fonte é feita:

a) pelo sobrenome de cada autor ou pelo nome de cada entidade responsável até o primeiro sinal de pontuação, seguido(s) da data de publicação do documento e da(s) página(s) da citação, no caso de citação direta, separado por vírgula e entre parênteses:


Exemplos: 

No texto:

A chamada "pandectísta havia sido a forma particular pela qual o direito romano fora integrado no século XIX na Alemanha em particular." (LOPES, 2000, p. 225)."


Na lista de referências:

LOPES, José Reinaldo de Lima. O direito na História. São Paulo: Max Limonad, 2000.


No texto:

Bobbio (1995, p.30) com muita propriedade nos lembra, ao comentar esta situação, que os "juristas medievais justificaram formalmente a validade do direito romano ponderando que este era o direito do Império Romano que tinha sido reconstituído por Carlos Magno com o nome de Sacro Império Romano."


Na lista de referências:

BOBBIO, Norberto. O positivismo jurídico: lições de Filosofia do Direito. São Paulo, Ícone, 1995.


No texto:

De fato, semelhante equacionamento do problema conteria o risco de se considerar a literatura

meramente como uma fonte a mais de conteúdos já previamente disponíveis, em outros lugares, para a teologia (JOSSUA; METZ 1976, p.3).


Na lista de referências:

JOSSUA, Jean Pierre; METZ, Johann Baptist. Editorial: Teologia e Literatura. Concilium, Petrópolis, v. 115, n. 5, p. 2-5, 1976.


No texto:

Merriam e Caffarella (1991) observam que a localização de recursos tem um papel crucial no processo de aprendizagem autodirigida.


Na lista de referências:

MERRIAM, S.; CAFFARELLA, R. Learning in adul'hood: a comprehensive guide. San Francisco: Jossey-Bass, 1991.


No texto:

"Comunidade tem que poder ser intercambiada em qualquer circunstância, sem quaisquer restrições estatais, pelas moedas dos outros Estados-membros." (COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS, 1992, p. 34).


Na lista de referências:

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPÉIAS. A união européia. Luxemburgo: Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Européias, 1992.


No texto:

O mecanismo proposto para viabilizar esta concepção é o chamado Contrato de Gestão, que conduziria à captação de recursos privados como forma de reduzir os investimentos públicos no ensino superior (BRASIL, 1995).


Na lista de referências:

BRASIL. Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado. Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Brasília, DF, 1995.


b) pela primeira palavra do título seguida de reticências, no caso das obras sem indicação de autoria ou responsabilidade, seguida da data de publicação do documento e da(s) página(s) da citação, no caso de citação direta, separados por vírgula e entre parênteses;


Exemplos: 

No texto:

"As IES implementarão mecanismos democráticos, legítimos e transparentes de avaliação sistemática das suas atividades, levando em conta seus objetivos institucionais e seus compromissos para com a sociedade." (ANTEPROJETO..., 1987, p. 55).


Na lista de referências:

ANTEPROJETO de lei. Estudos e Debates, Brasília, DF,. N. 13, p. 51-60, jan. 1987.


c) se o título iniciar por artigo (definido ou indefinido), ou monossílabo, este deve ser incluído na indicação da fonte.


Exemplos: 

No texto:

E eles disseram "globalização", e soubemos que era assim que chamavam a ordem absurda em que dinheiro é a única pátria à qual se serve e as fronteiras se diluem, não pela fraternidade, mas pelo sangramento que engorda poderosos sem nacionalidade (A FLOR..., 1995, p. 4).


Na lista de referências:

A FLOR Prometida. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 4, 21 abr. 1995.


No texto:

Em Nova Londrina (PR), as crianças são levadas às lavouras a partir dos 5 anos." (NOS CANAVIAIS..., 1995, p. 2).


Na lista de referências:

NOS CANAVIAIS, mutilação em vez de lazer e escola. O Globo, Rio de Janeiro, 16 Jul. 1995. O País, p. 12.


7. Notas de rodapé

Deve-se utilizar o sistema autor-data para as citações no texto e o numérico para notas explicativas. As notas de rodapé podem ser conforme 7.1 e 7.2 e devem ser alinhadas a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas e com fonte menor.


Exemplos:

__________________

1 Veja-se como exemplo desse tipo de abordagem o estudo de Netzer (1976).

2 Encontramos esse tipo de perspectiva na 2a parte do verbete referido na nota anterior, em grande parte do estudo de Rahner (1962).

Referência: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

* O não cumprimento destas regras implicará na devolução do artigo ao autor para ajustes antes da avaliação.

* É de responsabilidade dos autores a revisão geral do texto, incluindo a correção ortográfica e gramatical e a exatidão das referências bibliográficas.

Artigos

A Revista de História Comparada admite artigos e resenhas originais, elaborados por autores com título de doutorado nas diversas áreas das Ciências Humanas. A publicação de artigos e resenhas elaboradas por graduandos, graduados, mestrandos, mestres e doutorandos é permitida apenas quando o texto for elaborado em coautoria com doutores.

* Ressaltamos também que recebemos artigos em fluxo contínuo para a publicação.

* Serão aceitos para publicação os artigos que apresentem contribuições inéditas às suas áreas e resultem de pesquisa acadêmica. Os artigos devem ser elaborados utilizando uma das modalidades de História Comparada. Consideramos como trabalhos de História Comparada aqueles que realizam, de forma sistemática, uma comparação entre dois ou mais objetos, conceitos teóricos, visões historiográficas e reflexões em distintos campos do conhecimento, em análises sincrônicas ou diacrônicas, verificando similitudes, diferenças, singularidades, influências comuns, trocas e transferências.

* Serão aceitas resenhas de livros e coletâneas com temáticas desenvolvidas nos diferentes campos das Ciências Humanas, publicados até um ano antes do encaminhamento da resenha para a RHC. As resenhas deverão apresentar as questões centrais desenvolvidas nas obras, destacando a filiação teórica e a contribuição dos trabalhos em suas respectivas áreas.

* Os artigos e resenhas deverão ser redigidos em português, inglês, espanhol ou francês.

* Os artigos poderão ter até 30 páginas e as resenhas, até 5. Deverão ser digitados em editor de texto Word for Windows (em formato rtf), em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5, em papel A4 e margens 3,0 cm.

* Os artigos deverão ser acompanhados de um resumo na língua de redação e de sua tradução para o português, inglês, espanhol ou francês, respeitando o limite máximo de 1000 caracteres (com os espaços). Cada resumo deverá ser seguido de 3 palavras-chaves.

* Os subtítulos das seções deverão ser colocados na margem esquerda do texto, sem numeração, e em negrito.

* O endereço de e-mail do autor deve vir em nota de rodapé, vinculada ao seu nome, na primeira página do artigo. Caso haja mais de um autor, o procedimento adotado deve ser o mesmo, ou seja, cada um dos autores deve fornecer e-mail e vinculá-lo ao seu nome.

* A instituição e afiliação do(s) autor(es) deve acompanhar o endereço de e-mail em nota de rodapé, vinculado ao seu nome, na primeira página do artigo.

* O artigo deverá ser apresentado considerando a seguinte ordenação: a) título do trabalho em caixa alta, centralizado, em negrito, na primeira linha da folha inicial; b) abaixo, à direita, nome(s) do(s) autores(s); c) resumo do artigo seguido das palavras-chaves em português; d) centralizado e em caixa alta o título do trabalho traduzido para o inglês; e) resumo do artigo seguido das palavras-chaves em inglês, francês ou espanhol; g) o artigo propriamente dito; e h) referências bibliográficas seguindo a ABNT NBR 10520 (sistema autor-data).

Obs.: O resumo e o resumo traduzido para língua estrangeira devem estar com espaçamento simples. “Palavras-chave” e “Keywords” devem ser separadas por ponto e vírgula.

* A resenha deverá ser apresentada considerando a seguinte ordenação: a) referência completa do material resenhado, seguindo as normas apresentadas abaixo, centralizado; b) abaixo, à direita, nome(s) do(s) autores(s); c) abaixo, também à direita, indicar maior titulação e afiliação institucional, e d) a resenha. Deverão figurar, entre parênteses, as páginas da obra resenhada citadas.

* A Revista de História Comparada adota o sistema de citação autor-data, conforme a NBR 10520.

O texto abaixo foi retirado da NBR 10520 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002): 

5. Regras gerais de apresentação.

Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição, responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser letras maiúsculas.

 

Exemplos: 

A ironia seria assim um forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982). 

 

"Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]" (DERRIDA, 1967, p. 293).

 

5.1. Especificar no texto a(s) páginas, volume(s), tomo(s) ou seção(ões) da fonte consultada, nas citações diretas. Este(s) deve(m) seguir a data, separado(s) por vírgula e precedido(s) pelo termo, que o(s) caracteriza, de forma abreviada. Nas citações indiretas, a indicação da(s) página(s) consultada(s) é opcional.

 

Exemplos: 

A produção de lítio começa em Searles Lake, Califórnia em 1928 (MUMFORD, 1949, p. 513).

 

Oliveira e Leonardos (1943, p. 446) dizem que a [...] relação da série São Roque com os granitos porfiróides pequenos é muito clara.

 

Meyer parte de uma passagem da crônica de "14 de maio, de A Semana:" Houve sol, e grande sol, naquele domingo de 1888, em que o Senado votou a lei, que a regente sancionou [...] (ASSIS, 1994, v. 3, p. 583).

 

5.2. As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

 

Exemplos: 

Barbour (1971, p. 35) descreve: "O estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...]".

 

Ou

 

"Não se mova, faça de conta que está morta." (CLARAC BONNIN, 1985, p. 72).

 

Segundo Sá (1995, p. 27): "[...] por meio da mesma arte de conversação' que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]".

 

5.3. As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas.

 

Exemplo: 

A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão. (NICHOLS, 1993, p. 181)

 

5.4. Devem ser indicadas as supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques, do seguinte modo:

a) supressões [...]

b) interpolações, acréscimos ou comentários: [ ]

c) ênfase ou destaque: grifo ou negrito ou itálico.

 

5.5. Quando se tratar de dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações, etc...), indicar, entre parênteses, a expressão informação verbal, mencionando-se os dados disponíveis, em nota de rodapé.

 

Exemplos:

No texto:

O novo medicamento estará disponível até o final deste semestre (informação verbal)1.

 

No rodapé da página.

_________________

1 Notícia fornecida por John A. Smith no Congresso Internacional de Engenharia Genética, em Londres, em outubro de 2001

 

5.7. Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando esta alteração com a expressão grifo nosso entre parênteses, após a chamada da citação, ou grifo do autor caso o destaque já faça parte da obra consultada.

 

Exemplos: 

"[...] para que não tenha lugar a produção de degenerados, quer physicos quer morais, misérias, verdadeiras ameaças à sociedade ." (SOUTO, 1916, p. 46, grifo nosso).

 

"[...] b) desejo de criar uma literatura independente, diversa, de vez que, aparecendo o classicismo como manifestação de passado colonial. [...]" (CÂNDIDO, 1993, v. 2, p. 12, grifo do autor).

 

5.8. Quando a citação incluir texto traduzido pelo autor deve-se incluir, após a chamada da citação, a expressão tradução nossa, entre parênteses.

 

Exemplo:

"Ao fazê-lo pode estar envolto em culpa, perversão, ódio de si mesmo [...] pode julgar-se pecador e identificar-se com seu pecado." (RAHNER, 1962, v. 4, p. 463, tradução nossa).'

 

6. Sistema de chamada

As citações devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada: autor-data.

 

6.1.1. Quando o(s) nome(s) do(s) autor(es), instituição(ões), responsável(eis) estiver(em) incluído(s) na sentença, indica-se a data, entre parênteses, acrescida da(s) página(s), se a citação for direta.

 

Exemplos: 

Em Teatro Aberto (1963) relata-se a emergência do teatro do absurdo.

 

Segundo Morais (1955, p. 32) assinala "[...] a presença de concreções de bauxita no Rio Cricon."

 

6.1.2. Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes: se mesmo assim existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso.

 

Exemplos: 

(BARBOSA, C., 1958) — (BARBOSA, O., 1959) 

 

(BARBOSA, Cássio, 1965) — (BARBOSA, Celso, 1965)

 

6.1.3. As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento, conforme a lista de referências.

 

Exemplo: 

De acordo com Reeside (1972a)

 

(REESIDE, 1927b)

 

6.1.4. As citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, tem as suas datas separadas por vírgula.

 

Exemplos: 

(DREYFUSS, 1989, 1991, 1995)

 

(CRUZ; CORREA; COSTA, 1998, 1999, 2000)

 

6.1.5. As citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética.

 

Exemplo: 

Ela polariza e encaminha, sob a forma de "demanda coletiva", as necessidades de todos (FONSECA, 1997; PAIVA, 1997; SILVA, 1997).

 

Diversos autores salientam a importância do "acontecimento desencadeador" no inicio de um processo de aprendizagem (CROSS, 1984; KNOX, 1986; MEZIROW, 1991).

 

6.3. Sistema autor-data

Neste sistema, a indicação da fonte é feita:

a) pelo sobrenome de cada autor ou pelo nome de cada entidade responsável até o primeiro sinal de pontuação, seguido(s) da data de publicação do documento e da(s) página(s) da citação, no caso de citação direta, separado por vírgula e entre parênteses:

 

Exemplos: 

No texto:

A chamada "pandectísta havia sido a forma particular pela qual o direito romano fora integrado no século XIX na Alemanha em particular." (LOPES, 2000, p. 225)."

 

Na lista de referências:

LOPES, José Reinaldo de Lima. O direito na História. São Paulo: Max Limonad, 2000.

 

No texto:

Bobbio (1995, p.30) com muita propriedade nos lembra, ao comentar esta situação, que os "juristas medievais justificaram formalmente a validade do direito romano ponderando que este era o direito do Império Romano que tinha sido reconstituído por Carlos Magno com o nome de Sacro Império Romano."

 

Na lista de referências:

BOBBIO, Norberto. O positivismo jurídico: lições de Filosofia do Direito. São Paulo, Ícone, 1995.

 

No texto:

De fato, semelhante equacionamento do problema conteria o risco de se considerar a literatura

meramente como uma fonte a mais de conteúdos já previamente disponíveis, em outros lugares, para a teologia (JOSSUA; METZ 1976, p.3).

 

Na lista de referências:

JOSSUA, Jean Pierre; METZ, Johann Baptist. Editorial: Teologia e Literatura. Concilium, Petrópolis, v. 115, n. 5, p. 2-5, 1976.

 

No texto:

Merriam e Caffarella (1991) observam que a localização de recursos tem um papel crucial no processo de aprendizagem autodirigida.

 

Na lista de referências:

MERRIAM, S.; CAFFARELLA, R. Learning in adul'hood: a comprehensive guide. San Francisco: Jossey-Bass, 1991.

 

No texto:

"Comunidade tem que poder ser intercambiada em qualquer circunstância, sem quaisquer restrições estatais, pelas moedas dos outros Estados-membros." (COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS, 1992, p. 34).

 

Na lista de referências:

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPÉIAS. A união européia. Luxemburgo: Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Européias, 1992.

 

No texto:

O mecanismo proposto para viabilizar esta concepção é o chamado Contrato de Gestão, que conduziria à captação de recursos privados como forma de reduzir os investimentos públicos no ensino superior (BRASIL, 1995).

 

Na lista de referências:

BRASIL. Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado. Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Brasília, DF, 1995.

 

b) pela primeira palavra do título seguida de reticências, no caso das obras sem indicação de autoria ou responsabilidade, seguida da data de publicação do documento e da(s) página(s) da citação, no caso de citação direta, separados por vírgula e entre parênteses;

 

Exemplos: 

No texto:

"As IES implementarão mecanismos democráticos, legítimos e transparentes de avaliação sistemática das suas atividades, levando em conta seus objetivos institucionais e seus compromissos para com a sociedade." (ANTEPROJETO..., 1987, p. 55).

 

Na lista de referências:

ANTEPROJETO de lei. Estudos e Debates, Brasília, DF,. N. 13, p. 51-60, jan. 1987.

 

c) se o título iniciar por artigo (definido ou indefinido), ou monossílabo, este deve ser incluído na indicação da fonte.

 

Exemplos: 

No texto:

E eles disseram "globalização", e soubemos que era assim que chamavam a ordem absurda em que dinheiro é a única pátria à qual se serve e as fronteiras se diluem, não pela fraternidade, mas pelo sangramento que engorda poderosos sem nacionalidade (A FLOR..., 1995, p. 4).

 

Na lista de referências:

A FLOR Prometida. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 4, 21 abr. 1995.

 

No texto:

Em Nova Londrina (PR), as crianças são levadas às lavouras a partir dos 5 anos." (NOS CANAVIAIS..., 1995, p. 2).

 

Na lista de referências:

NOS CANAVIAIS, mutilação em vez de lazer e escola. O Globo, Rio de Janeiro, 16 Jul. 1995. O País, p. 12.

 

7. Notas de rodapé

Deve-se utilizar o sistema autor-data para as citações no texto e o numérico para notas explicativas. As notas de rodapé podem ser conforme 7.1 e 7.2 e devem ser alinhadas a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas e com fonte menor.

 

Exemplos:

__________________

1 Veja-se como exemplo desse tipo de abordagem o estudo de Netzer (1976).

2 Encontramos esse tipo de perspectiva na 2a parte do verbete referido na nota anterior, em grande parte do estudo de Rahner (1962).

Referência: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

* O não cumprimento destas regras implicará na devolução do artigo ao autor para ajustes antes da avaliação.

* É de responsabilidade dos autores a revisão geral do texto, incluindo a correção ortográfica e gramatical e a exatidão das referências bibliográficas.

Resenha

* Serão admitidos resenhas originais, elaborados por graduados nas diversas áreas das Ciências Humanas.

* Serão aceitas resenhas de livros e coletâneas com temáticas desenvolvidas nos diferentes campos das Ciências Humanas, publicados até um ano antes do encaminhamento da resenha para a RHC. As resenhas deverão apresentar as questões centrais desenvolvidas nas obras, destacando a filiação teórica e a contribuição dos trabalhos em suas respectivas áreas.

* As resenhas deverão ser redigidos em português, inglês, espanhol ou francês

* As resenhas poderão ter até 5 páginas e deverão ser digitadas em editor de texto Word for Windows (em formato rtf), em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5, em papel A4 e margens 3,0 cm.

* A resenha deverá ser apresentada considerando a seguinte ordenação: a) referência completa do material resenhado, seguindo as normas apresentadas na sessão Submissões centralizado; b) abaixo, à direita, nome(s) do(s) autores(s); c) abaixo, também à direita, indicar maior titulação e afiliação institucional, e d) a resenha. Deverão figurar, entre parênteses, as páginas da obra resenhada citadas.

 


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