CIÊNCIA, LEGISLAÇÃO E LITERATURA: CORPO E CIDADE NO UNIVERSO PROSTIBULAR MEXICANO DA VIRADA DO SÉCULO XIX AO XX
Resumo
Neste artigo, analisaremos a construção do corpo da prostituta no México da virada do século XIX para o século XX. Ancorados no conceito de biopoder, postulado por Michel Foucault (2006), nos deteremos comparativamente na análise das discussões legais que procuravam regulamentar o exercício da prostituição junto à leitura do romance Santa, de Federico Gamboa, de 1903, que traz a prostituta como protagonista de uma série de embates que constroem o desenho da cidade moderna mexicana. O estudo comparativo desses textos desvela estreitos nexos entre os saberes científicos e os procedimentos de normatização, forjados na esteira do projeto modernizante. O corpo da prostituta e a cidade moderna, nessa chave, parecem configurarem-se mutuamente.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).