REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NA REVISTA DO GLOBO NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940

Autores

  • Joana Carolina Schossler Schossler Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS/ Bolsista CAPES
  • Sílvio Marcus de Souza Correa

Resumo

Desde as primeiras décadas do século XX, a moda dos banhos de mar contribuiu para despir pouco a pouco mulheres, homens e crianças no Rio Grande do Sul (Brasil). As mulheres foram o público alvo preferencial dos reclames de produtos higiênicos, farmacêuticos, cosméticos e de vestuário. Para o veraneio, uma gama desses produtos foi anunciada na Revista do Globo durante as décadas de 1930 e 1940. Com o fito de satisfazer “novos desejos” femininos por meio de novos produtos, esses anúncios permitem uma análise histórica das representações da mulher moderna, principalmente da emergência de um novo corpo feminino. O presente artigo trata da mudança nas representações do feminino nas décadas de 1930 e 1940 com base na publicidade da revista de maior circulação no Rio Grande do Sul à época.

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