BRASIL E COLÔMBIA: DINÂMICAS ETNICORRACIAIS E TERRITORIAIS / BRAZIL AND COLOMBIA: ETHNORACIAL AND TERRITORIAL DYNAMICS
Resumo
O contexto sociopolítico latino-americano, a partir dos anos oitenta do século XX, tem sido palco de novas reconfigurações nas relações entre Estado e sociedade. Isso está exemplificado, nos casos brasileiro e colombiano, a partir dos pleitos políticos das comunidades negras locais -- quilombos e palenques, respectivamente -- pelo reconhecimento de direitos etnicorraciais e territoriais. Essa dinâmica, associada ao cenário internacional favorável aos direitos humanos, multiculturalismos e cidadania, favoreceu a adoção de políticas públicas direcionadas a esses grupos sociais. Partindo desse cenário, o presente artigo analisa como tem transcorrido, em ambos os países, o tema das comunidades negras, as políticas a elas direcionadas, suas contradições e desafios.Downloads
Publicado
2014-06-14
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).