ENTRE O CRISTÃO RAMIRO II E O MOURO ALBOAZER ALBOÇADAM: UMA INTERPRETAÇÃO DA “LENDA DE GAIA” À LUZ DAS VIRTUDES DA CAVALARIA MEDIEVAL

Autores

  • Natália Silva Teixeira Rodrigues de Oliveira Centro Universitário Una, Belo Horizonte/MG

Resumo

As narrativas literárias dos denominados Livros de linhagem da nobreza portuguesa, mesmo que breves, constituem importante fonte de pesquisa sobre a Idade Média na Península Ibérica. Para além dos registros nobiliários, a sua leitura e interpretação historiográfica possibilita, ao historiador, alcançar a vivência da nobreza portuguesa e espanhola no período medieval e identificar os seus valores, as suas identidades, os seus imaginários, os seus mitos. Neste contexto, a interpretação da “Lenda de Gaia”, contada no título XXI do Livro de Linhagem do Conde Dom Pedro, possibilitou desvendar, a partir do imaginário que envolve a união entre o rei Ramiro II de Leão e a moura Artiga, não só as origens de importantes linhagens nobiliárias da Península Ibérica, à luz da mistura dos sangues cristão e muçulmano, mas, sobretudo, como os ideais da cavalaria, tão marcantes no período medieval, ultrapassam a nobreza cristã e se mostraram presentes também na figura do nobre islâmico.

Referências

BARROS, José D'Assunção. Os livros de linhagens na Idade Média Portuguesa -- A constituição de um gênero entre a genealogia e a narrativa. Revista Convergência Lusíada, nº 25, jan/jun 2011. Disponível em: http://www.realgabinete.com.br/revistaconvergencia/?p=138. Acesso em: 25 mar 2017.

DUBY, Georges. Guilherme Marechal ou o melhor cavaleiro do mundo. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1987.

DUBY, Georges. O historiador hoje. In: LE GOFF, Jacques (Org.). História e nova história. Lisboa: Teorema, 1986.

FERREIRA, Diogo. DIAS, Paulo. História de Portugal. Lisboa: Verso de capa, 2016.

FERREIRA, Maria do Rosário. D. Pedro de Barcelos e a representação do passado ibérico. Cadernos de Literatura Medieval -- CLP. O contexto hispânico da historiografia portuguesa nos séculos XIII e XIV. Em memória de Diego Catalán. Coimbra, 2010, p. 87. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=KPogUoxy5b0C&pg=PT90&lpg=PT90&dq=REI+RAMIRO+E+MOURA+ARTIGA&source=bl&ots=GgaP9SqeYW&sig=KNFuVOG_3CVyraZS25FQAoRtYNk&hl=ptBR&sa=X&ved=0ahUKEwj2xr7Dg__SAhWFhZAKHf_RBaIQ6AEINjAF#v=onepage&q=REI%20RAMIRO%20E%20MOURA%20ARTIGA&f=false. Acesso em: 24 jun. 2017

FLORI, Jean. A cavalaria. A origem dos nobres guerreiros da Idade Média. São Paulo: Madras, 2005.

HOBSBAWM, Eric. Sobre a história. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

LE GOFF, Jacques. Em busca da idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

LE GOFF, Jacques. Heróis e maravilhas da Idade Média. Petrópolis: Vozes, 2009.

LIMA, Adriana Mocelim de Souza Lima. A construção de um modelo ideal de monarca no livro de linhagens do Conde Pedro de Barcelos. Medievalista online. N. 9. Jan.-jun. 2011. Disponível em: http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/MEDIEVALISTA9/lima9009.html. Acesso em: 29 mar. 2017.

MATTOSO, José. A escrita da história. Obras completas. v. 10. Lisboa: Círculo de Leitores, 2002, p. 11-22.

MATTOSO, José. As três faces de Afonso Henriques. Publicações Penélope. Fazer e desfazer a história. n. 8. Lisboa: Edições Cosmos, 1992.

MATTOSO, José (ed.). Livro de Linhagem do Conde Dom Pedro. Edição crítica por José Mattoso. Publicações do II Centenário da Academia das Ciências. Lisboa, 1980.

MENOCAL, María Rosa. O ornamento do mundo. Como muçulmanos, judeus e cristãos criaram uma cultura de tolerância na Espanha medieval. Rio de Janeiro: Record, 2004.

PIEL, Joseph; MATTOSO, José (ed.). Livros velhos de linhagem. Lisboa: 1980.

SCOTT, Walter. Ivanhoé. São Paulo: Abril, 2012.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Artigos