EL ESTADO NOVO A OJOS DE LIBERALES DE ARGENTINA Y DE BRASIL (1937-1946) / O ESTADO NOVO SEGUNDO OS OLHOS DE LIBERAIS DA ARGENTINA E DO BRASIL (1937-1946)
Resumo
Este trabajo tiene por objeto comparar interpretaciones liberal-conservadoras de grupos políticos de Minas Gerais y sectores de la gran prensa de Buenos Aires sobre el Estado Novo, entre su proclamación en octubre de 1937 y su caída a finales de 1945. Se espera que este trabajo contribuya a un mejor conocimiento de los vínculos existentes --y las representaciones cruzadas- entre las elites políticas e intelectuales de ambos países en este período. Los análisis que efectuaron se respaldaban en una particular lectura del pasado nacional y americano así como en los problemáticos contextos nacionales e internacionales. Las lecturas del pasado apuntaban a representar al Estado Novo como ajeno a las tradiciones republicanas americanas, y por el contrario, emparentado con ideologías alejadas a la vida de Brasil en particular y de Sudamérica en general. Brasileños y argentinos hicieron usos del pasado para identificarse y establecer paralelismos y asimilaciones.Downloads
Publicado
2014-12-28
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).