PARA UMA RECEPÇÃO DO MEDIEVO: A TEMÁTICA VIKING NO HEAVY METAL (1988 -- 1990)/FOR A RECEPTION OF THE MIDDLE AGES: THE VIKING THEME ON HEAVY METAL (1988 -- 1990)

Autores

  • Daniele Gallindo Gonçalves Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Mauricio da Cunha Albuquerque Universidade Federal de Pelotas

Resumo

: Analisar as recepcões do medievo na cultura popular contemporânea é, por um lado, pensar as relações estabelecidas entre passado e presente, e, por outro, estudar essa presentificação do passado. Neste artigo, propomos uma análise da recepção da temática viking em composições e capas de álbuns da banda sueca Bathory, produzidas entre os anos de 1988 e 1990, no intuito de lançar luz aos desafios e às possibilidades de pesquisa trazidas pelo gênero musical Viking Metal (alternativa: “viking metal”) e suas releituras da história e mitologia escandinavas. Para tal, iniciaremos com uma breve reflexão sobre a difusão das temáticas concernentes ao mundo nórdico na cultura popular e suas problemáticas intra- e extra-acadêmicas para então darmos início à análise de caso previamente estabelecida.

Biografia do Autor

Daniele Gallindo Gonçalves Silva, Universidade Federal de Pelotas

Professora Adjunta de Língua e Literatura Alemã da Universidade Federal de Pelotas. Doutorado em Germanistik/Ältere Deutsche Literatur (Germanística/Literatura Alemã Antiga) pela Otto-Friedrich-Universität Bamberg.

Mauricio da Cunha Albuquerque, Universidade Federal de Pelotas

Graduando em História-Bacharelado pela Universidade Federal de Pelotas; Bolsista CNPq de Iniciação Científica

Downloads

Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos