JOVENS PORTUGUESES, OPORTUNIDADES ECONÔMICAS E DESTINOS SOCIAIS: ESTUDO COMPARADO ACERCA DAS TRAJETÓRIAS DOS IRMÃOS SANTOS NO BRASIL (1800-1830)/YOUNG PORTUGUESE, ECONOMIC OPPORTUNITIES AND SOCIAL DESTINATIONS: COMPARATIVE STUDY ON THE TRAJECTORIES OF BRO

Autores

  • André Luiz Moscaleski Cavazzani UFPR/UNINTER
  • Sandro Aramis Richter Gomes ufpr doutorando em história

Resumo

YOUNG PORTUGUESE, ECONOMIC OPPORTUNITIES AND SOCIAL DESTINATIONS: COMPARATIVE STUDY ON THE TRAJECTORIES OF BROTHERS SANTOS IN BRAZIL (1800-1830)

Neste artigo é empreendida a reconstituição dos percursos dos irmãos portugueses João e José dos Santos no Brasil, no período que compreende os anos de 1800 a 1830. O objetivo primordial da reconstituição de ambas as trajetórias é evidenciar a natureza das oportunidades econômicas conquistadas por jovens que não eram pertencentes à elite portuguesa, no Brasil oitocentista. Nesse quadro, são fundamentados dois argumentos. Primeiro, demonstra-se que a migração para o Brasil era uma alternativa aos jovens cujas famílias detinham modesta condição social em Portugal. O envolvimento na vida comercial de vilas litorâneas brasileiras era um destino comum a esses indivíduos. Segundo, aos portugueses que não emigravam, restava a alternativa de obter uma profissão por meio do estudo. Os seus pais mobilizavam-se para financiar esse estudo. Evidencia-se o caráter multifacetado das estratégias dos jovens para se distanciarem das circunstâncias sociais nas quais estavam imersos em Portugal. 

Biografia do Autor

André Luiz Moscaleski Cavazzani, UFPR/UNINTER

mestre e graduado em história pela UFPR; doutor em História pela USP; pós doutor em história pela UFPR;

professor temporário do DEHIS UFPR

coordenador do curso de licenciatura em história da UNINTER 

Sandro Aramis Richter Gomes, ufpr doutorando em história

mestre e doutorando em história UFPR

Downloads

Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

Artigos