JOVENS PORTUGUESES, OPORTUNIDADES ECONÔMICAS E DESTINOS SOCIAIS: ESTUDO COMPARADO ACERCA DAS TRAJETÓRIAS DOS IRMÃOS SANTOS NO BRASIL (1800-1830)/YOUNG PORTUGUESE, ECONOMIC OPPORTUNITIES AND SOCIAL DESTINATIONS: COMPARATIVE STUDY ON THE TRAJECTORIES OF BRO
Resumo
YOUNG PORTUGUESE, ECONOMIC OPPORTUNITIES AND SOCIAL DESTINATIONS: COMPARATIVE STUDY ON THE TRAJECTORIES OF BROTHERS SANTOS IN BRAZIL (1800-1830)
Neste artigo é empreendida a reconstituição dos percursos dos irmãos portugueses João e José dos Santos no Brasil, no período que compreende os anos de 1800 a 1830. O objetivo primordial da reconstituição de ambas as trajetórias é evidenciar a natureza das oportunidades econômicas conquistadas por jovens que não eram pertencentes à elite portuguesa, no Brasil oitocentista. Nesse quadro, são fundamentados dois argumentos. Primeiro, demonstra-se que a migração para o Brasil era uma alternativa aos jovens cujas famílias detinham modesta condição social em Portugal. O envolvimento na vida comercial de vilas litorâneas brasileiras era um destino comum a esses indivíduos. Segundo, aos portugueses que não emigravam, restava a alternativa de obter uma profissão por meio do estudo. Os seus pais mobilizavam-se para financiar esse estudo. Evidencia-se o caráter multifacetado das estratégias dos jovens para se distanciarem das circunstâncias sociais nas quais estavam imersos em Portugal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).