A BIOGRAFIA EM UMA NOVA HISTÓRIA POLÍTICA/THE BIOGRAPHY IN A NEW POLITICAL HISTORY
Resumo
O gênero biográfico é pensado, atualmente, tanto pelo regime narrativo literário quanto pelo histórico, mas não foi sempre assim. Na segunda metade do século XIX, a produção biográfica se aproximou mais intensamente das produções da História Política e, quando esta última foi questionada, já no século XX, a biografia também o foi. Se antes a biografia, para os historiadores, era vista como um gênero literário, posteriormente se tornou muito política e, em ambos os casos, não era uma fonte segura para a escrita da História, pois era ora ficcional, ora excludente. Contudo, será que a escrita biográfica não foi sempre uma produção política? O político, o literário, o social, o cultural e o econômico podem ser pensados como domínios tão distintos? Com a Nova História, se repensaram conceitos que levaram a reavaliar a utilização das fontes e quais seriam elas, bem como os conceitos que auxiliavam na produção do pensamento e na escrita da História. Por meio da argumentação de alguns autores queremos, então, pensar a biografia em uma Nova História Política, apresentando a pluralidade dos argumentos que permeiam essa temática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).