Humor, Comportamento e Cultura Política na Nova República: A Revista "Chiclete com Banana"
Resumo
A proposta do presente artigo é analisar o comportamento político expresso na segunda metade dos anos 80 do século XX no Brasil. O período histórico é conhecido como Nova República e o objetivo é investigar a cultura política através da análise da revista de humor “Chiclete com Banana”. São feitas comparações com o tipo de humor que se observou durante o combate à ditadura, notadamente através do jornal “O Pasquim” e seus colaboradores. A época se caracteriza pela redemocratização, período onde o humor de comportamento ganhou força, tendo sido esvaziada a perspectiva política crítica coletiva em prol de um desenho mais preocupado com nuances individuais e psicológicas. A proposta central é mapear a produção de um imaginário político de novo tipo, desapegado do compromisso em conscientizar, valorizando uma mudança de costumes a favor de uma liberalização nas posturas pessoais.C
Referências
Antologia Chiclete com Banana. Número 1. São Paulo: Devir Livraria, outubro de 2000.
_________________________. Número 2. São Paulo: Devir Livraria, novembro de 2000.
Antologia Chiclete com Banana. Número 1. São Paulo: Nova Sampa e Devir, junho de 2007.
ANGELI, Arnaldo. Chiclete com Banana – cenas de sexo, droga e rock'n'roll. São Paulo, Circo, 1984.
___________ Mara Tara Oliveira Junky e outra histórias. São Paulo, Brasiliense/Circo, 1990.
______________ Toda Rê Bordosa.São Paulo: Cia. Das letras, 2012.
BERGSON, Henri. O Riso: ensaio sobre a significação da comicidade. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
DE LUCA, Tânia Regina. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: Fontes Históricas. PINKY, Carla Bassanezi. São Paulo: Contexto, 2005.
DOSSIÊ Rê Bordosa. Direção: Cesar Cabral.2008. Disponível em: http://www.youtube.com, último acesso em 16/09/2013.16 min.
FERNANDES,Florestan. Nova República? Rio de Janeiro, Zahar, 1986.
____________________ Que tipo de república? São Paulo, Globo, 2007.Rio de Janeiro, Zahar, 1986.
GASKELL, Ivan. História das imagens. In: BURKE, Peter. (Org.). A escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: EDUNESP, 1992.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
GOMES, Ângela de Castro.História, historiografia e cultura política no Brasil: algumas reflexões. In: Culturas políticas: ensaios de história cultural, cultura política e ensino de história. Rio de Janeiro: Mauad, 2005.
HABERMAS, Jürgen. A Nova Intransparência: a crise do Estado de Bem-Estar Social e o esgotamento das energias utópicas. In: Novos Estudos (18). São Paulo, CEBRAP, set./1987.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP & A, 1999.
HARVEY, David. A Condição Pós-Moderna. São Paulo: Loyola, 1998.
LAGO, Pedro Corrêa do. Caricaturistas brasileiros (1836-1999). Rio de Janeiro: Sextante, 1999.
MALTA, Marcio. Desventuras no convés. Revista de História da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, p.80 - 83, 2012.
____________ Diretas Jaz: o cartunista Henfil e a redemocratização através das Cartas da Mãe. Niterói: Muiraquitã, 2012.
_____________________ Henfil: o humor subversivo. São Paulo, Expressão Popular, 2008.
MENDES, Toninho. Humor paulistano: a experiência da circo editorial, 1984-1995. São Paulo: SESI-SP, 2014.
SOUZA, Herbert José de. Como se faz análise de conjuntura. Petrópolis: Vozes, 2012.
TEIXEIRA, Luiz Guilherme Sodré. Sentidos do Humor, trapaças da razão, a charge. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2005.
VERGUEIRO, Waldomiro. Alienação e engajamento nos quadrinhos uma leitura possível da revista Chiclete com Banana. São Paulo, 2003. p. 253-8. Galáxia, São Paulo, n. 5, p. 253-8, 2003. Resenha da obra: SILVA, Nadilson Manoel da. Fantasia e cotidiano nas histórias em quadrinhos. São Paulo: Annablume; Fortaleza : Secult, 2002
p.210-224, mar./maio 2005a.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).