MUSEU DA MORTE? VOZES E NARRATIVAS NO CEMITÉRIO DE SANTO AMARO, RECIFE/PE/MUSEUM OF DEATH? VOICES AND NARRATIVES IN THE SANTO AMARO CEMETERY, RECIFE/PE

Autores

  • Davi Kiermes Tavares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA. Universidade Federal de Pelotas. http://orcid.org/0000-0001-7271-422X
  • José Paulo Siefert Brahm Universidade Federal de Pelotas
  • Diego Lemos Ribeiro Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Este artigo se confecciona na compreensão de que cemitérios e museus são lugares de conexão entre dois mundos: dos vivos e dos mortos. Apresentam semelhanças. Comunicam mensagem específica através de seus acervos, objetos, coleções que, além de contribuir valiosamente para o conhecimento histórico, memorialístico, e de outras áreas do conhecimento, constituem-se sinais mais duradouros de atitudes e de relações efemeramente existentes no mundo dos vivos.

Biografia do Autor

Davi Kiermes Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA. Universidade Federal de Pelotas.

Bel. em Ciências Sociais pela UFPE.

Bel. em Teologia pelo STBNB.

Mestrando em Memória Social e Patrimônio Cultural pelo PPGMP da UFPel.

José Paulo Siefert Brahm, Universidade Federal de Pelotas

Mestrando do Curso de Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel.

Diego Lemos Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Arqueologia e Professor Adjunto do Instituto de Ciências Humanas e Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel.

Downloads

Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

Artigos