A URBANIZAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO E A PRODUÇÃO ARTÍSTICO -- LITERÁRIA DO MOVIMENTO POPULAR DE ARTE DE SÃO MIGUEL PAULISTA

Autores

  • Valdemir Bueno Camargo Universidade Estadual Paulista -UNESP / Assis
  • Antonio Celso Ferreira Universidade Estadual Paulista-UNESP-Campus Assis-SP

Resumo

Para compreender as maneiras como o crescimento da sociedade urbano-industrial promoveu as características atuais da população mundial, assim como o modelo de cidade que hoje é encontrado, a proposta deste artigo é a realização de uma análise do desenvolvimento urbano-industrial da cidade de São Paulo e suas relações com o bairro de São Miguel Paulista e a produção artístico-literária do MPA -- Movimento Popular de Arte -- São Miguel Paulista, a fim de identificar aspectos pertinentes aos conflitos em torno do direito de uso e ocupação do espaço da cidade, expressos, de certo modo, pela atuação artística e política desse movimento cultural existente na periferia da cidade de São Paulo no final dos anos 1970 e início dos anos 1980. 

Biografia do Autor

Valdemir Bueno Camargo, Universidade Estadual Paulista -UNESP / Assis

Programa de Pós Graduação em História - História e Sociedade.

Antonio Celso Ferreira, Universidade Estadual Paulista-UNESP-Campus Assis-SP

Professor títular do departamento de História da Universidade Estadual Paulista-UNESP-Campus Assis-SP

Referências

ALBUQUERQUE JR, Durval Muniz. A invenção do Nordeste e outras artes. Campinas: Unicamp, 1999.

ARANTES, Antonio Augusto. Produzindo o Passado. Estratégias de Construção do Patrimônio Cultural. São Paulo: Brasiliense, 1984.

AZEVEDO, Aroldo de. Subúrbios Orientais de São Paulo. São Paulo, 1945. Tese (Doutorado em Geografia - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1945.

BOMTEMPI, Sylvio. O Bairro de São Miguel Paulista. São Paulo: Prefeitura Municipal/Departamento de Cultura, 1970.

BOMTEMPI, Sylvio. Origens Históricas de São Miguel Paulista. São Paulo: Unicsul, 2000.

CALDEIRA. Tereza Pires do Rio. A política dos outros: o cotidiano dos moradores da periferia e o que pensam do poder e dos poderosos. São Paulo: Brasiliense, 1982.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. São Paulo: Contexto, 2007.

DEAN, Warren. A Industrialização de São Paulo (1880-1945). São Paulo: Difel, 1971.

FONTES, Paulo Roberto Ribeiro. Comunidade Operária, Migração Nordestina e Lutas Sociais: São Miguel Paulista (1945-1966). Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2002.

SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009.

JORGE, Janes. Tietê, o rio que a cidade perdeu: São Paulo 1890-1940. São Paulo: Alameda, 2006.

LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. São Paulo: Documentos, 1969.

MORAIS, Isabel Rodrigues de. São Miguel Paulista -- Capela de São Miguel Arcanjo: Interfaces da Memória do Patrimônio Cultural. São Paulo, 2007. Dissertação (Mestrado em História Social) -- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

MOSTAÇO, Edélcio. Teatro e política: arena, oficina e opinião. S.l.: Proposta Editorial, 1982. p.10-11.

NAPOLITANO, Marcos. MPB: a trilha sonora da abertura política (1975/1982). São Paulo: Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, 2010.

SAES. Flávio Azevedo Marques de. Industrialização e urbanização 1870-1960. In: CAMARGO. Ana Maria de Almeida (Org.). São Paulo uma viagem no tempo. São Paulo: CIEE, 2005.

SEVCENKO. Nicolau. Orfeu extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

SEVCENKO. Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na primeira república. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

SPOSITO, Marília Pontes (Coord.). Memória do Movimento Popular de Arte no Bairro de São Miguel Paulista: Cultura, Arte e Educação. São Paulo: USP, FFCL, 1987.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Artigos