HERÓIS OU VILÕES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE DUAS JOVENS NAÇÕES? REPRESENTAÇÕES DO GAUCHO ARGENTINO E DO CAIPIRA BRASILEIRO NOS PROJETOS PÓS-PROCLAMAÇÃO REPUBLICANA
Resumo
O presente trabalho propõe-se a discutir as representações elaboradas a cerca do caipira brasileiro e do gaucho argentino durante os momentos de formação e consolidação das Repúblicas, a partir da visão de uma série de intelectuais do Brasil e da Argentina por meio de pinturas, artigos e obras literárias, pautando-se pela noção de história comparada. Apesar de distintas temporalidades, isto é, a Argentina adotou o regime republicano durante a primeira metade do século XIX e apresentou as discussões sobre a formação da identidade nacional e de suas figuras típica santeriormente à história brasileira, a qual se deu no fim do XIX e início do século XX, ressalta-se, contudo, que a divergência temporal em nada diminui a riqueza das discussões sobre o gaucho e o caipira, pelo contrário, enriquece-as. Pois, havia discussões e possíveis aproximações de dois países vizinhos recém republicanos e de uma série de grupos e/ou indivíduos que ansiavam liderar projetos políticos, econômicos, culturais e educacionais, cuja abordagem perpassaria pelo passado, presente e futuro nacional.Downloads
Publicado
2012-12-23
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).