REPRESENTAÇÕES DA PENÍNSULA IBÉRICA MEDIEVAL NOS LIVROS DIDÁTICOS: OS (DES)COMPASSOS ENTRE A ESCOLA E A ACADEMIA?
Resumo
O objetivo desse artigo é discutir como a Península Ibérica Medieval tem sido representada nos livros didáticos contemporâneos. Para tal, concentrei a análise nas perspectivas particulares de cinco obras produzidas para o ensino fundamental, procurando pensar criticamente as seções dedicadas à Idade Média, em geral, e as ligadas direta ou indiretamente à Península Ibérica Medieval, em particular. No fundo, desejo pensar também como os saberes acadêmicos e escolares se (des)articulam em textos voltados à princípio para um público das instituições escolares.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
A Revista de História Comparada é um periódico do PPGHC/UFRJ.
http://www.ppghc.historia.ufrj.br/index.php/destaque/publicacoes/revista-de-historia-comparada
ISSN 1981-383X
Revista indexada no DialNet, Latindex e REDIB.