MARCEL DETIENNE: HELENISMO, COMPARAÇÃO E REFLEXÕES NO CONTEXTO NACIONAL/ MARCEL DETIENNE: HELENISM, COMPARISON AND REFLECTIONS ON THE NATIONAL MATTER
Resumo
Com base nas numerosas interpretações de Marcel Detienne, pensa-se neste artigo novas formas de se analisar o conceito de autoctonia (tão caro aos estudos da antiguidade clássica), a comparação enquanto método e quais são os perigos do nacional nas análises comparadas. Por isso, destacamos parte da trajetória de Detienne no seu trabalho interdisciplinar de helenista, historiador e cientista social por excelência. Através da interpretação de algumas produções do autor, sublinhamos as análises mais relevantes que auxiliaram na condução de métodos, reflexões e análises delineadoras acerca do ofício do historiador.
Downloads
Publicado
2016-12-27
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).