OS AMERICANOS NO CINEMA SOVIÉTICO DO STALINISMO TARDIO: O DIDATISMO PARA A GUERRA FRIA

Autores

  • Moisés Wagner Franciscon UEM,UFPR.

Resumo

No cenário da nascente Guerra Fria e do mundo bipolar travou-se uma guerra cultural na qual o cinema foi uma das arenas principais. A URSS rodou filmes de intenso teor antiamericano nos anos finais de Stalin, após a Segunda Guerra, o stalinismo tardio (1945-53). A teoria sócio-cinematográfica de Marc Ferro permite apreender como o Estado se relacionou com a indústria cinematográfica e com os expectadores soviéticos. Num momento de maior controle e maiores exigências políticas sobre o cinema, o nível técnico e a qualidade artística caíram, simplificados, permitindo mensagens mais claras, objetivas e menor tensão com as agências governamentais. Estas demarcavam a ameaça estadunidense à URSS e invertiam a propaganda americana antissoviética.

Biografia do Autor

Moisés Wagner Franciscon, UEM,UFPR.

SEED-PR

Referências

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

BILTEREYST, Daniel; VANDE WINKEL, Roel. Silencing cinema: film censorship around the world. Londres: Palgrave, 2013.

BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A Arte do Cinema: uma introdução. Campinas: Unicamp, 2013

BUTLER, Susan. Roosevelt and Stalin: portrait of a partnership. Nova York: Knopf Doubleday Publishing Group, 2015.

CANNING, Charlotte. On the performance front: US theatre and internationalism. Nova York: Palgrave Macmillan, 2015.

DEUTSCHER, Isaac. Stalin. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

FERRO, Marc. Cinema e história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FERRO, Marc. El Cine, una visión de la historia. Madrid: Akal, 2008.

FERRO, Marc. O filme: uma contra-análise da sociedade? In: NORA, Pierre (org.). História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

FRANCISCON, Moisés. O cinema soviético representa a Segunda Guerra Mundial (1945-1991). Curitiba, 2019. Tese de Doutorado. UFPR. Área de Concentração: Cultura e poder.

GOLISZEK, Andrew. In the name of Science. Nova York: St. Martin’s Press, 2003.

GOMBRICH, Ernst. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

GRECHKO, A. Missão Libertadora das Forças Armadas Soviéticas na Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Livraria Ciência e Paz, 1985.

HALLIDAY, Fred. Génesis de la Segunda Guerra Fría. Cidade do México: F.C.E., 1989.

HARRIS, Sheldon. Factories of death: Japanese biological warfare, 1932-1945, and the American cover-up. Nova York: Routledge Press, 2002.

HOBSBAWM, Eric (org.). História do Marxismo, 9: O Marxismo na época da Terceira Internacional: problemas da cultura e da ideologia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HORNBLUM, Allen. Acres of skin: human experiments at Holmesburg prison. Nova York: Routledge, 1998.

HORNBLUM, Allen; NEWMAN, Judith; DOBER, Gregory. Against their will: the secret history of medical experimentation on children in Cold War America. Nova York: Palgrave-Macmillan, 2013.

KENEZ, Peter. Cinema and Soviet society: from the Revolution to the death of Stalin. Londres: I.B. Tauris Publishers, 2001.

LEBARON, Wayne. America’s nuclear legacy. Commack: Nova Publishers, 1998.

LECH, Raymond. Broken soldiers. Urbana: University of Illinois Press, 2000.

LEE, Martin; SHLAIN, Bruce. Acid dreams, the complete social history of LSD: the CIA, the sixties, and beyond. Nova York: Grove Press, 1992.

LIEHM, Mira; Antonín LIEHM. The most important art: Soviet and Eastern European film after 1945. Berkeley: University of California Press, 1980.

LOUE, Sana. Textbook of research ethics: theory and practice. Nova York: Springer, 2000.

MAISKI, I. Quién ayudó a Hitler. Moscou: Progreso, s/d.

MCCOY, Alfred. A question of torture: CIA interrogation, from the Cold War to the War on Terror. Nova York: Metropolitan Books, 2006.

MILLER, Jamie. Soviet cinema: politics and persuasion under Stalin. Londres: I.B.Tauris, 2010.

MORENO, Jonathan. Undue risk: secret State experiments on humans. Nova York: Routledge, 2013.

OUTHWAITE, William; BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.

OVERY, Richard. Os ditadores. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

PAOLA, Frederick; WALKER, Robert; NIXON, Lois (orgs.). Medical Ethics and Humanities. Sudbury: Jones & Bartlett Publishers, 2009.

PERNI, Holliston. A heritage of hypocrisy. Union Dale: Pleasant Mount Press, Inc., 2005.

POSPELOV, Pyotr (org.). La Gran Guerra Patria de la Unión Soviética. Progreso: Moscou, 1975.

POSPELOV, Pyotr (org.). Istorria Velikoi Otecestvennoi Voiny Soiuza. Moscou: Voyenizdat, 1960-65. 6v.

ROLLBERG, Peter. Historical dictionary of Russian and Soviet cinema. Lanham: Scarecrow Press, 2009.

SILVA, Francisco Carlos Teixeira da; LEÃO, Karl Schurster Souza; LAPSKY, Igor. O cinema vai à guerra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

SPRING, Derek; TAYLOR, Richard. Stalinism and Soviet cinema. Abingdon: Routledge, 2013.

VALIM, Alexandre Busko. Imagens vigiadas: uma História Social do Cinema no alvorecer da Guerra Fria – 1945-1954. Niterói, 2006. Tese de Doutorado. UFF. Área de Concentração: Cultura e Sociedade.

WILSON, James. Churchill and Roosevelt: The big sleepover at the White House: Christmas 1941-New Year 1942. Columbus: Gatekeeper Press, 2015.

YOUNGBLOOD, Denise. Russian war films: on the Cinema Front, 1914-2005. Kansas: University Press of Kansas, 2007.

ZHILIN, Pavel (org.). La Grand Guerra Patria de la Unión Soviética: 1941-1945. Moscou: Progreso, 1985.

Downloads

Publicado

2021-12-19

Edição

Seção

Artigos