A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA: CONEXÕES INTERAÇÕES ENTRE BRASIL E PORTUGAL/ MATHEMATICS TEACHERS TRAINING: CONNECTIONS BETWEEN BRAZIL AND PORTUGAL
Resumo
Este artigo objetiva tecer um estudo histórico comparativo da formação de professores entre Bahia e Portugal, propondo compreender a herança deixada nos documentos oficiais, nas publicações e nos registros dos futuros professores e professores formadores, propiciando uma interpretação comparativa de como foi sendo produzida esta formação. Nosso entendimento é que a comparação entre Bahia e Portugal é uma possibilidade para contrapor a ideia de trabalhar a história da formação de professores de forma isolada, como se fossem entidades limitadas e fechadas. No decorrer deste artigo encontraremos aproximações e distanciamentos na formação do professor entre os dois países. Nesta história encontramos instituições responsáveis pelo “preparo”, como diziam na época, dos futuros professores do ensino secundário: a Faculdade de Filosofia da Bahia e a Faculdade de Letras de Portugal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).