CULTOS, CIDADES E MONSTROS: AS REPRESENTAÇÕES DO MEDO NOS CONTOS DE HOWARD PHILLIPS LOVECRAFT EM MEIO A MODERNIZAÇÃO ESTADUNIDENSE (1890 – 1937)

Autores

Resumo

Este artigo discute as representações do medo em Howard Phillips Lovecraft durante o processo de modernização estadunidense, ao longo dos anos de 1890 a 1937, através de suas cartas e fortuna literária. Ao relacionar os processos modernizadores presentes na sociedade e no imaginário social da época, buscamos entender o caráter do medo que as histórias do escritor revelavam sobre a dinâmica social que se apresentava e em que medida elas apontavam as tensões com o fenômeno da modernidade. Para tal, este trabalho se localiza no campo historiográfico da Histórica Cultural, tendo como escopo principal o entendimento da perspectiva do autor sobre o medo. A análise se encontra em três eixos, utilizando como base o conceito teórico-metodológico da representação: o contexto e a biografia do escritor; as diferentes relações entre medo e sociedade; e as representações do medo que o autor produz.

Biografia do Autor

Alexandro Neundorf

Doutor em História pela UFPR

Referências

BARROS, José D`Assunção. O Campo da História. Petrópolis: Vozes, 2004.

BARROS, José D`Assunção. História Cultural: um panorama teórico e historiográfico. Textos de História, Brasília, v. 11, n.1/2, p. 145-171, 2003.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

BEZERIAS, Caio Alexandre. A totalidade pelo horror – o mito na obra de Howard Phillips Lovecraft. São Paulo: Annablume, 2010.

BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

CARROL, Noël. A filosofia do horror ou Paradoxos do coração. São Paulo: Papirus, 1999.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 2002.

______. Defesa e ilustração da noção de representação. Fronteiras, Dourados, v. 13, n. 23, jan./jun. 2011. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/gthistoriaculturalrs/nocaoderepresentacao.pdf> Acesso em: 20 de maio, 2020.

DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos e outros episódios da história cultural francesa. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

DELUMEAU, Jean. História do Medo no Ocidente. Companhia das Letras. 2009.

DUTRA, Daniel Iturvides. A utopia na obra de H.P. Lovecraft: uma leitura política de At The mountains of Madness. Cadernos do IL (UFRGS), Porto Alegre, v. 45, p. 86-108, 2013.

______. O Horror Sobrenatural de H.P. Lovecraft: teoria e praxe estética do horror cósmico. 2015. 263 f. Tese de Doutorado em Literatura Comparada. Programa de pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

HOBSBAWM, Eric J. A era do capital: 1848-18751. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

______. A era dos impérios: 1875-1914. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

______. A era dos extremos: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

JOSHI, S.T. A Vida de H.P. Lovecraft. São Paulo: Hedra, 2014.

JUNQUEIRA, Mary Anne. Estados Unidos: Estado Nacional e Narrativa da Nação (1776-1900). São Paulo: Edusp, 2018.

KARNAL, Leandro, et al. História dos Estados Unidos: Das Origens ao Século XXI. 3ª Ed. São Paulo: Contexto, 2014.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. 5º Ed. São Paulo: Editora Unicamp, 2003.

LOVECRAFT, Howard Phillips. Dagon. In: H.P. Lovecraft: Medo clássico. Rio de Janeiro: Darkside, 2017.

______. O Horror Sobrenatural na Literatura. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S.A, 1987.

______. Selected Letters (1925-1929). Sauk City: Arkham House, 1968.

______. Selected Letters (1932-1934). Sauk City: Arkham House, 1976.

______. Um sussurro nas trevas. São Paulo: Hedra, 2016.

MARTINS, Giovana Maria Carvalho. O uso de literatura como fonte histórica e a relação entre literatura e história. In: VII Congresso Internacional de História, XXXV Encuentro de Geohistoria Regional e XX Semana de História, 2015, Maringá. Anais do VII Congresso Internacional de História, 2015.

MONTAIGNE, Michel de. Ensaios. São Paulo: Editora 34, 2016.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. Conquistas negras: os conceitos de raça e nação nos Estados Unidos na passagem do séc. XIX para o XX. ZONA DE IMPACTO, Maceió, V. 6, p. 1-10, 2004.

SCOTUZZI, Nathalia Sorgon. Relances Vertiginosos do Desconhecido: a desolação da ciência em H.P. Lovecraft. 2017. 184 f. Dissertação de Mestrado em Estudos Literários. Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Araraquara, Araraquara – SP, 2017.

Downloads

Publicado

2021-12-19

Edição

Seção

Artigos