MEMÓRIA, HISTÓRIA E IDENTIDADES: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA <i>HISTORIA WAMBAE</i> DE JULIANO DE TOLEDO (SÉCULO VII)
Resumo
A relação entre Memória e História é mais que conhecida. Vários estudos foram realizados nos últimos 50 anos, realçando, sempre, o vínculo de ambas com o acúmulo e a difusão do conhecimento aos grupos mais destacados do conjunto das sociedades políticas e históricas. Porém, acreditamos que tanto a Memória como a História, esta última sempre entendida como memória escrita, eram utilizadas com firmes propósitos que iam além do simples acúmulo de erudição. Podemos dizer que o binômio Memória -- História destinava-se, entre tantas possibilidades, a configuração de identidades que se amparavam em tradições, memórias e histórias específicas. No presente estudo analisamos a configuração de identidades no reino hispano-visigodo de Toledo a partir da Historia Wambae redigida por Juliano de Toledo no último terço do século VIIDownloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).