A HERANÇA TRADICIONALISTA DA ULTRADIREITA
UMA AMEAÇA À SEGURANÇA ONTOLÓGICA OCIDENTAL
Resumo
Como o Tradicionalismo sustenta a construção pela Ultradireita de uma percepção de ameaça à segurança ontológica dos valores ocidentais?. A partir da metodologia histórica comparada, busca-se identificar as influências comuns que o Tradicionalismo de autores como René Guenon e Julius Evola oferece à Ultradireita ocidental. Os marcos teóricos do trabalho exploram o conceito de “segurança ontológica” de modo a identificar narrativas e discursos comuns que enfatizam a construção da Ultradireita como uma resposta necessária frente às ameaças representadas pela Modernidade frente à Tradição Ocidental. Os resultados do artigo apontam que o Tradicionalismo oferece o alicerce retórico que sustenta as bases reacionárias da Ultradireita ocidental a partir da construção de narrativas de (in)segurança ontológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).