ENTRE O POPULISMO E O AUTORITARISMO
O BOLSONARISMO COMO MANIFESTAÇÃO DO FASCISMO
Resumo
Este artigo examina o bolsonarismo enquanto manifestação contemporânea do fascismo e da antipolítica. O objetivo é explorar como esse movimento desafia a democracia liberal, contextualizando-o dentro de um cenário global de ascensão do autoritarismo e da crise da democracia liberal, explorando os fundamentos teóricos e históricos, as intersecções entre bolsonarismo, populismo, fascismo e ntipolítica, situando o caso brasileiro no contexto do autoritarismo que desafia os princípios democráticos. Foi utilizada a análise bibliográfica e qualitativa, com suporte teórico em autores como Laclau, Weber, Eco e Arendt. Concluiu-se que o bolsonarismo utiliza m discurso populista e autoritário que, ao rejeitar a política institucional e fomentar a polarização, se configura como uma ameaça à democracia. Ao discutir o papel do carisma, da violência simbólica e literal, e da antipolítica, o artigo contribui para compreender as dinâmicas que sustentam a ascensão de ideologias autoritárias na política contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).