O POTENCIAL DOS MANUAIS DE HISTÓRIA NA PREVENÇÃO DA ASCENSÃO DA EXTREMA DIREITA
Resumo
Este trabalho procura explorar o potencial dos manuais de História no ensino português enquanto recurso que pode auxiliar na prevenção da ascensão da extrema-direita, focando-se na importância de um ensino crítico e contextualizado da História, especialmente em tempos de instabilidade política. Através de uma metodologia qualitativa de análise de conteúdo, o estudo começa por analisar, de forma breve, o currículo português e em maior detalhe a presença (ou ausência) de conteúdos sobre movimentos de extrema-direita nos manuais escolares, focando-se em como é que esses conteúdos podem ser explorados para desenvolver o pensamento crítico dos alunos. A investigação incluiu entrevistas com alguns autores dos manuais escolares analisados, que enfatizam a necessidade de abordar esses temas de forma transversal e interdisciplinar, integrando-os com a educação para a cidadania e reforçando a ideia de que a História, quando bem ensinada, pode formar cidadãos críticos e conscientes, capazes de resistir à ascensão de movimentos extremistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).