O POTENCIAL DOS MANUAIS DE HISTÓRIA NA PREVENÇÃO DA ASCENSÃO DA EXTREMA DIREITA

Autores

  • Sara Dias Trindade Universidade do Porto
  • Cláudia Pinto Ribeiro Universidade do Porto

Resumo

Este trabalho procura explorar o potencial dos manuais de História no ensino português enquanto recurso que pode auxiliar na prevenção da ascensão da extrema-direita, focando-se na importância de um ensino crítico e contextualizado da História, especialmente em tempos de instabilidade política. Através de uma metodologia qualitativa de análise de conteúdo, o estudo começa por analisar, de forma breve, o currículo português e em maior detalhe a presença (ou ausência) de conteúdos sobre movimentos de extrema-direita nos manuais escolares, focando-se em como é que esses conteúdos podem ser explorados para desenvolver o pensamento crítico dos alunos. A investigação incluiu entrevistas com alguns autores dos manuais escolares analisados, que enfatizam a necessidade de abordar esses temas de forma transversal e interdisciplinar, integrando-os com a educação para a cidadania e reforçando a ideia de que a História, quando bem ensinada, pode formar cidadãos críticos e conscientes, capazes de resistir à ascensão de movimentos extremistas. 

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Publicado

12/16/2025

Edição

Seção

Dossiê Temático