HISTÓRIA PÚBLICA, MEMÓRIA E REPARAÇÃO

O CASO OLGA BENÁRIO PRESTES

Autores

Resumo

A expulsão de Olga Benário Prestes do Brasil a mando de Getúlio Vargas é um tema bastante explorado pelos estudos históricos e em  utros espaços interessados na divulgação desse passado. O que este artigo pretende é discutir o pedido de desculpas recomendado  or Carmem Lúcia Antunes Rocha, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sobre uma das maiores injustiças históricas de nosso tempo. Se há uma forma de lidar com os passados sensíveis traumáticos da história de  nosso país, talvez sejam os caminhos que levam a uma reparação histórica por meio de uma História Pública edificante que nos  conecta a um passado que não passa, ao mesmo tempo, em que nos conecta a um presente em que democracia, cidadania, liberdade e direitos humanos, civis e políticos têm recorrentemente sido colocados à prova.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio José Pereira, Universidade Estadual do Paraná

Professor do Colegiado de História, do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHIST) e do Programa de Pós-Graduação em História Pública (PPGHP) da Universidade Estadual do Paraná (Campus de Campo Mourão). marciomjp25@gmail.com.

Cyntia Simioni França, Universidade Estadual do Paraná

Docente do Programa de Pós-Graduação em História Púbica (PPGHP), do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória) e do curso de licenciatura em História da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campo Mourão). cyntia.franca@ies.unespar.edu.br

Downloads

Publicado

12/16/2025

Edição

Seção

Dossiê Temático