HISTÓRIA PÚBLICA, MEMÓRIA E REPARAÇÃO
O CASO OLGA BENÁRIO PRESTES
Resumo
A expulsão de Olga Benário Prestes do Brasil a mando de Getúlio Vargas é um tema bastante explorado pelos estudos históricos e em utros espaços interessados na divulgação desse passado. O que este artigo pretende é discutir o pedido de desculpas recomendado or Carmem Lúcia Antunes Rocha, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sobre uma das maiores injustiças históricas de nosso tempo. Se há uma forma de lidar com os passados sensíveis traumáticos da história de nosso país, talvez sejam os caminhos que levam a uma reparação histórica por meio de uma História Pública edificante que nos conecta a um passado que não passa, ao mesmo tempo, em que nos conecta a um presente em que democracia, cidadania, liberdade e direitos humanos, civis e políticos têm recorrentemente sido colocados à prova.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).