O KAMA SUTRA E OUTRAS TÉCNICAS ORIENTAIS: ENTRE O TRADICIONAL E O RESSIGNIFICADO

Autores

  • Felipe Salvador Weissheimer Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED-UDESC)
  • Marlene de Fáveri Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED-UDESC)

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de algumas análises comparativas entre o livro O Kama Sutra e outras técnicas orientais (2005), escrito por Alicia Gallotti, em relação a obras contemporâneas que se referem, numa perspectiva tradicional, as denominadas “tradições orientais”, presentes na obra de Gallotti. Mesmo construindo um discurso sobre o Oriente, sob o signo das técnicas orientais, o livro Kama Sutra e outras técnicas orientais é um verdadeiro “quebra-cabeça” embaralhado, com citações esparsas sobre as tradições do Kama Sutra, do Tantrismo, da Ayurveda, do Taoismo chinês e do Reiki budista. Por isso, efetivamos um trabalho indiciário de investigação, juntando as peças desse “quebra-cabeça” discursivo para, posteriormente, analisá-lo e, consequentemente, apresentar uma visão geral sobre as representações construídas por Alicia Gallotti.

Biografia do Autor

Felipe Salvador Weissheimer, Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED-UDESC)

Felipe Salvador Weissheimer é doutorando em História pelo PPGH-UDESC.Possui graduação em História pela Universidade Paranaense (UNIPAR), pós-graduação em Teorias Psicanalíticas pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL) e mestrado em História do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atualmente, é Professor de História Contemporânea do Departamento de História da FACVEST, Lages-SC.

Marlene de Fáveri, Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED-UDESC)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983), graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí (1994), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professor associado nível 6 da Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED-UDESC).

Referências

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

CANDAU, Joel. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2011.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.

CHARTIER, Roger. Cultura popular: revisitando um conceito historiográfico. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 8, n.16, p. 179-192, 1995.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

LASSEN, Dulce Beatriz Mendes. Efeitos de sentidos: tentativa de contenção e deslizamento. Cadernos do IL, Porto Alegre, n. 40, p. 73-82, jun.2010.

MORAES, Eliane Robert. Posfácio. In: VATSYAYANA. Kama Sutra. Tradução do sânscrito de Daniel Moreira Miranda e Juliana Di Fiori Pondian. São Paulo: Tordesilhas, 2011.

ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: Princípios & Procedimentos. 3. ed. Campinas, SP: Pontes, 2001.

PANIKKAR, Raimundo. Tempo e história na tradição da Índia. In: RICOEUR, Paul (Org.). As culturas e o tempo. Tradução de Gentil Titton, Orlando dos Reis e Ephraim Ferreira Alves. São Paulo: Vozes, 1975. P. 73-94.

RICE, Edward. Sir Richard Francis Burton: o agente secreto que fez a peregrinação a Meca, descobriu os Kama Sutras e trouxe As Mil e uma Noites para o Ocidente. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Tradução de Tomás Rosa Bueno. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

SENA, Tito. Sexualidades, Estatísticas e Normalidades: A persona numerabilis nos relatórios Kinsey, Masters & Johnson e Hite. Florianópolis: Mulheres, 2013.

SENNETT, Richard. Carne e pedra: o corpo e a cidade na civilização ocidental. Tradução de Marcos Aarão Reis. 3ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2003.

WEISSHEIMER, Felipe Salvador. Richard Francis Burton e a inserção do Kama Sutra como um manual sexual entre os vitorianos (Inglaterra, 1883). Marechal Cândido Rondon, 2014. 129 p. Dissertação (Mestrado em História) -- Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2014.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos históricos. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 7-72.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Artigos