NO CORAÇÃO DA IDADE MÉDIA: OS DOMINICANOS E A MAESTRIA NARRATIVA
Resumo
Este texto foi originalmente publicado na obra L'évenement sans fin em 1993. O principal objetivo do livro é analisar a operação narrativa compreendida na instauração do cristianismo como religião universalista no Ocidente Medieval. O autor está interessado em analisar a convergência de diferentes tipos de narrativas e suas complexidades para observar os quadros gerais da narrativa cristã, as hagiografias e a “narração do erro”, esta última definida como narrativas monásticas sobre a traição. Especificamente, na presente tradução, o autor defende que a Ordem dos Pregadores ao procurar se legitimar construiu uma narrativa hagiográfica coletiva no século XIII, as Vitae Fratrum, inspirada nas Vitae Patrum, do início da era cristã. Boureau discute, então, o que seria o “deserto” dos frades mendicantes do século XIII e o porquê da inspiração em narrativas do cristianismo primitivo.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).