Por uma historiografia comparada da arte: uma análise das concepções de Riegl, W¶lfflin e Didi-Huberman

Autores

  • José Costa D'Assunção Barros

Resumo

Este  artigo  busca  explorar  a  perspectiva  de  uma  Historiografia  Comparada  da Arte,  analisando  as abordagens  de  três  importantes  historiadores  da Arte: Alois Riegl (1858-1905), Heinrich W¶lfflin (1864-1945) e Georges Didi-Huberman (1953). Os dois primeiros  historiadores  examinados  correspondem  a  um  ambiente  intelectual  similar, uma  vez  que  não  estão  distanciados  no  tempo  e  pertencem  à  mesma  corrente historiográfica de análise da arte: a escola de Viena de Historiografia da Arte. O terceiro produz  seus  trabalhos  historiográficos  nas  últimas  décadas  do  século  XX,  e analisaremos  sua  obra  com  vistas  a  obter  uma  perspectiva  diacrônica  em  relação  aos dois historiadores do início do século XX.  

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