Chamada de artigos para dossiê temático

Dossiê "Literatura e cinema no continente africano"

Concebendo a literatura e o cinema como artes críticas e transformadoras, esse dossiê pretende suscitar discussões a partir de artigos que venham a tecer diálogos entre tais formas de linguagem estética e as demais áreas das Ciências Humanas, como a História, a Antropologia e a Educação. Com base na análise de obras literárias de autores e autoras da África em diálogo com filmes e documentários de cineastas e realizadores também africanos, o dossiê se propõe a levantar e discutir tendências literárias e cinematográficas do continente africano a fim de averiguar e debater alguns de seus rumos, contribuições, permanências, impasses e renovações.

O cinema e a literatura africanos serão pensados como espaços privilegiados para problematizar aspectos da luta anticolonial, das heranças coloniais e das tensões e contradições do pós-colonialismo. Assim, deseja-se que as leituras interpretativas questionem as imagens ocidentalmente representadas e favoreçam a reivindicação do direito a um olhar descolonizado, capaz de romper com estereótipos de uma África mistificada, envolta em exotismo e clichês preconceituosos.

Por fim, espera-se discutir o cinema e a literatura como artes comprometidas não apenas com a releitura da história, mas com a metalinguagem e a criação estética, com o afeto e a poesia, com a política e a sociedade.

 

Para este dossiê, o prazo de envio dos artigos é 30 de junho de 2021.

Artigos de temática geral continuam sendo recebidos pela revista em fluxo contínuo.