Entrelaces de Memórias Africanas: entre o Real e a Ficção
Palavras-chave:
Memória. Decolonialidade. Gênero. Arquivo africano.Resumo
Propõe-se, com este artigo, refletir acerca de questões ligadas à memória e a alteridade feminina na tradição cultural africana, a partir do diálogo com obras que tematizaram, em algum momento, a memória feminina africana. Por se tratar de uma obra notadamente confessional, inicialmente se deu prioridade para o texto A confissão da leoa, de Mia Couto. Entretanto, ao longo do artigo, narrativas de Paulina Chiziane e Odete Semedo também se erigiram para leitura, uma vez que tais escritoras tão bem souberam abrir o arquivo das mulheres de África. Buscou-se ainda discutir o arquivo africano e o lugar duplamente colonizado da mulher africana dentro e fora de narrativas ficcionais, para, assim, apontar perspectivas outras a partir de reflexões advindas do suporte teórico-metodológico de pensadores e pensadoras das teorias decoloniais, que se propõem a reescrever a história dos povos subalternizados, construindo, desse modo, memórias e narrativas outras, como é o caso de Maria Lugones, que faz uso da colonialidade do poder para pensar novas formas de lidar com as questões de gênero. Este artigo, assim, se guia pelos princípios da decolonialidade e do mal de arquivo, destacando a urgência de desarquivamento das memórias africanas subalternizadas e silenciadas pelo colonialismo, de modo particular, de mulheres africanas que povoam os livros de autoras e autores daquele continente, bem como de mulheres comuns que andam pelas ruas de Guiné-Bissau, Moçambique, Nigéria e tantos outros países que constituem o continente africano.
Referências
ACHUGAR, Hugo. Planetas sem boca: escritos efêmeros sobre arte, cultura e literatura. 1ª ed. Tradução de Lyslei Nascimento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
ANDRADE, Carlos Drummond. Obra poética [Poesia completa]. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 2007.
BÂ, A. Hampaté. A tradição viva. In: KI-ZERBO, Joseph. História geral da África, Volume I: Metodologia e pré-história da África. 2ª edição revisada. Brasília: UNESCO, 2010.
CAMPOS, Priscila da Silva. Mia Couto: A confissão da leoa ou das leoas? Eis a questão. In: Revista Graphos. v. 16. n. 1. 2014. Disponível em . Acesso em 01 de julho de 2018. p. 159-169.
CHIZIANE, Paulina. Niketche: uma história de poligamia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
CORACINI, Maria José. Memória em Derrida: uma questão de arquivo e de sobre-vida. In:
COUTO, Mia. A confissão da leoa. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
______. No livro "A confissão da leoa" Mia Couto retrata o drama das mulheres rurais de Moçambique. Entrevistadora: Letícia Mendes. Disponível em <https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2012/11/05/no-livro-a-confissao-da-leoa-mia-couto-retrata-o-drama-das-mulheres-rurais-de-mocambique.htm>. [2012]. Acesso em 17 de set. de 2018.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Tradução de Cláudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
JARDIM, Gabriel de Sena; CAVAS, Cláudio de São Thiago. Pós-colonialismo e feminismo decolonial: caminhos para uma compreensão anti-essencialista do mundo. In: PONTO E VÍRGULA. n. 22, 2017. p. 73-91.
LUGONES, María. Colonialidad u género: hacia un feminismo descolonial. In: MIGNOLO et al. Género y descolonialidad. 2ª ed. Buenos Aires: Del Signo, 2014.
MIGNOLO, Walter. Histórias locais / projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Trad. de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
RAGO, Margareth. O corpo exótico, espetáculo da diferença. In: Lybris: estudos feministas. Disponível em . Acesso em 10 de setembro de 2018.
SEMEDO, Maria Odete da Costa Soares As Mandjuandadi: cantigas de mulher na Guiné-Bissau: da tradição oral à literatura. 451 f. Belo Horizonte, 2010. 451f.
______. No Fundo do Canto. Belo Horizonte: Nandyala, 2007.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Globalização, tradução e memória. In. ______. O local da diferença: ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: Editora 34, 2005. p. 205-213.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
São automaticamente cedidos à Revista os direitos autorais sobre originais e traduções nela publicados. Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.