Autonomia local em Angola: sentido e alcance

Autores

  • Orlando Pedro Quintas Universidade Agostinho Neto, Angola

Palavras-chave:

Autonomia local, Autarquias locais, Angola.

Resumo

Este artigo aborda sobre a autonomia local em Angola, problematiza o seu sentido e alcance, bem como, procura clarificar os elementos estruturantes do conceito de autonomia, que tipo de autonomia o legislador constituinte angolano concede as autarquias locais em Angola. Outrossim considera os limites da autonomia local nas autarquias locais e evidencia a relação entre autonomia local e autarquias locais. Sendo certo que as autarquias locais constituem uma das formas de poder local, a experiência do poder local em Angola, nomeadamente com as autoridades tradicionais (vulgo sobas) e uma das modalidades específicas de participação dos cidadãos, a saber, os conselhos de auscultação e concertação social (CACS), tem se mostrado na realidade política angolana não exitosa e infrutífera, na medida em que existem várias denúncias e estudos que apontam para a instrumentalização das autoridades tradicionais e a ineficácia dos CACS. Esta análise tem por objetivo evidenciar a autonomia local como um princípio estruturante e que deve ser bem compreendido na estrutura do Estado angolano e incorporado na realidade política do país, pois que a autonomia local é condição sine qua non para o êxito da institucionalização das autarquias locais em Angola e a consequente capacidade esperada das autarquias locais de contribuírem para o desenvolvimento local e sustentável do Estado angolano. Para a feitura do artigo contou com o método qualitativo, na qual a técnica de investigação foi a revisão bibliográfica, que se constitui na análise de relatórios de pesquisas, livros, artigos científicos, monografias, teses, revistas e informações relacionados diretamente ao objeto de pesquisa.

Biografia do Autor

Orlando Pedro Quintas, Universidade Agostinho Neto, Angola

Bacharel em Ciência Política, pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, Angola. Ativista social e investigador voltada nas áreas de Desenvolvimento sustentável. Professor de Língua inglesa.

Referências

_______________ ANGOLA. Lei da Organização e do Funcionamento dos órgãos da Administração Local do Estado. Lei 17, de 29 De julho de 2010. Disponível em: http://dw.angonet.org/pt-pt/forumitem/lei-na-17-10-de-29-de-julho-lei-da-organizaa-o-e-do-funcionamento Acesso em 18 Jul 2020.

________________ANGOLA. Constituição da República. 2010. Disponível em: https://www.wipo.int/edocs/lexdocs/laws/pt/ao/ao001pt.pdf. Acesso em: 13 Ag. 2020.

________________Deutsche Welle África (DW). Publicado aos 20 de Junho de 2017.

________________Jornal o País. 2020. Disponível em: https://issuu.com/medianova3/docs/1779-17-03-2020. Acesso em 16 jun. 2020.

________________projeto de Lei da Tutela Administrativa sobre Autarquias Locais/ Assembleia Nacional de Angola. Disponível em:

http://www.parlamento.ao/ar/noticias/iii-legislatura/-/blogs/lei-da-tutela-administrativa-sobre-as-autarquias-locais-passa-na especialidade#http://www.parlamento.ao/glue/AN_Navigation.jsp? Acesso em: 25 Ago 2020.

________________projeto de Lei nº19/IV/I/ Sobre finanças locais/Assembleia Nacional de Angola. Disponível em: http://www.parlamento.ao/noticias/iii-legislatura/-/blogs/projecto-de-lei-das-financas-locais-passa-na-generalidade#http://www.parlamento.ao/glue/AN_Navigation.jsp? Acesso em 1 Set 2020.

AMARAL, D. F. Curso de Direito Administrativo. Lisboa: Almeida, v. I, 2006.

ANÓNIO, N. D.; MATSIMBE, Z. Angola´s 2017 elections and start of a post-Dos Santos Era. Journal of African election, v. 17, n. 1, p. 1-184, 2018.

ANTÓNIO, N. D. Transição pela transação: uma análise da democratização em Angola. Rio de Janeiro: Polobooks, 2015.

BONAVIDES, P. Ciência Política. 10. ed. São Paulo: Malheiros , 1997.

CRESWELL, J. W. Projecto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FEIJÓ, C. Autonomia Local e as Autarquias locais em Angola. Luanda: Casa das ideias, 2017.

HILÁRIO, E. C. A institucionalização das Autarquias em Angola: Análise dos pressupostos constitucionais. 1. ed. Luanda. 2014.

HUNTINGTON, S. The third wave: democratization in the late twentieth century. NewYork: University of Oklahoma Press, 1991.

KALANJA, C. C. Direito das Autarquias e Administração local Autárquica em Angola. 1. ed. 2019.

OLIVEIRA, R. S. Magnífica e Miserável. Angola desde a guerra Civil. Lisboa: Tinta-da-China, 2015.

ORRE, A. Autarquias Locais em Angola: Qual O Problema do “Gradualismo, Luanda, n. 1, 2015. Disponível em: https://www.cmi.no/publications/file/4930-autarquias-em-angola.pdf. Acesso em: 09 set. 2020

POULSON, L. As Autarquias Locais e as Autoridades tradicionais no Direito Angolano. 1. ed. Luanda: Casa das ideias, 2009.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. D. Metodologia do trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa. 2. ed. Rio Grande do Sul: Universidade Feevale, 2013.

SANTOS, W. Dicionário Jurídico. 2. ed. São Paulo: USP, 2001.

Downloads

Publicado

2021-02-08

Edição

Seção

Dossiê