Autonomia local em Angola: sentido e alcance

Orlando Pedro Quintas

Resumo


Este artigo aborda sobre a autonomia local em Angola, problematiza o seu sentido e alcance, bem como, procura clarificar os elementos estruturantes do conceito de autonomia, que tipo de autonomia o legislador constituinte angolano concede as autarquias locais em Angola. Outrossim considera os limites da autonomia local nas autarquias locais e evidencia a relação entre autonomia local e autarquias locais. Sendo certo que as autarquias locais constituem uma das formas de poder local, a experiência do poder local em Angola, nomeadamente com as autoridades tradicionais (vulgo sobas) e uma das modalidades específicas de participação dos cidadãos, a saber, os conselhos de auscultação e concertação social (CACS), tem se mostrado na realidade política angolana não exitosa e infrutífera, na medida em que existem várias denúncias e estudos que apontam para a instrumentalização das autoridades tradicionais e a ineficácia dos CACS. Esta análise tem por objetivo evidenciar a autonomia local como um princípio estruturante e que deve ser bem compreendido na estrutura do Estado angolano e incorporado na realidade política do país, pois que a autonomia local é condição sine qua non para o êxito da institucionalização das autarquias locais em Angola e a consequente capacidade esperada das autarquias locais de contribuírem para o desenvolvimento local e sustentável do Estado angolano. Para a feitura do artigo contou com o método qualitativo, na qual a técnica de investigação foi a revisão bibliográfica, que se constitui na análise de relatórios de pesquisas, livros, artigos científicos, monografias, teses, revistas e informações relacionados diretamente ao objeto de pesquisa.


Palavras-chave


Autonomia local, Autarquias locais, Angola.

Texto completo:

PDF

Referências


_______________ ANGOLA. Lei da Organização e do Funcionamento dos órgãos da Administração Local do Estado. Lei 17, de 29 De julho de 2010. Disponível em: http://dw.angonet.org/pt-pt/forumitem/lei-na-17-10-de-29-de-julho-lei-da-organizaa-o-e-do-funcionamento Acesso em 18 Jul 2020.

________________ANGOLA. Constituição da República. 2010. Disponível em: https://www.wipo.int/edocs/lexdocs/laws/pt/ao/ao001pt.pdf. Acesso em: 13 Ag. 2020.

________________Deutsche Welle África (DW). Publicado aos 20 de Junho de 2017.

________________Jornal o País. 2020. Disponível em: https://issuu.com/medianova3/docs/1779-17-03-2020. Acesso em 16 jun. 2020.

________________projeto de Lei da Tutela Administrativa sobre Autarquias Locais/ Assembleia Nacional de Angola. Disponível em:

http://www.parlamento.ao/ar/noticias/iii-legislatura/-/blogs/lei-da-tutela-administrativa-sobre-as-autarquias-locais-passa-na especialidade#http://www.parlamento.ao/glue/AN_Navigation.jsp? Acesso em: 25 Ago 2020.

________________projeto de Lei nº19/IV/I/ Sobre finanças locais/Assembleia Nacional de Angola. Disponível em: http://www.parlamento.ao/noticias/iii-legislatura/-/blogs/projecto-de-lei-das-financas-locais-passa-na-generalidade#http://www.parlamento.ao/glue/AN_Navigation.jsp? Acesso em 1 Set 2020.

AMARAL, D. F. Curso de Direito Administrativo. Lisboa: Almeida, v. I, 2006.

ANÓNIO, N. D.; MATSIMBE, Z. Angola´s 2017 elections and start of a post-Dos Santos Era. Journal of African election, v. 17, n. 1, p. 1-184, 2018.

ANTÓNIO, N. D. Transição pela transação: uma análise da democratização em Angola. Rio de Janeiro: Polobooks, 2015.

BONAVIDES, P. Ciência Política. 10. ed. São Paulo: Malheiros , 1997.

CRESWELL, J. W. Projecto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FEIJÓ, C. Autonomia Local e as Autarquias locais em Angola. Luanda: Casa das ideias, 2017.

HILÁRIO, E. C. A institucionalização das Autarquias em Angola: Análise dos pressupostos constitucionais. 1. ed. Luanda. 2014.

HUNTINGTON, S. The third wave: democratization in the late twentieth century. NewYork: University of Oklahoma Press, 1991.

KALANJA, C. C. Direito das Autarquias e Administração local Autárquica em Angola. 1. ed. 2019.

OLIVEIRA, R. S. Magnífica e Miserável. Angola desde a guerra Civil. Lisboa: Tinta-da-China, 2015.

ORRE, A. Autarquias Locais em Angola: Qual O Problema do “Gradualismo, Luanda, n. 1, 2015. Disponível em: https://www.cmi.no/publications/file/4930-autarquias-em-angola.pdf. Acesso em: 09 set. 2020

POULSON, L. As Autarquias Locais e as Autoridades tradicionais no Direito Angolano. 1. ed. Luanda: Casa das ideias, 2009.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. D. Metodologia do trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa. 2. ed. Rio Grande do Sul: Universidade Feevale, 2013.

SANTOS, W. Dicionário Jurídico. 2. ed. São Paulo: USP, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 AbeÁfrica: Revista da Associação Brasileira de Estudos Africanos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

AbeÁfrica: revista da associação brasileira de estudos africanos, ISSN 2596-0873

 

Indexadores: